Vendedor de Sucesso. – 4 Características que você precisa desenvolver para ser um deles. [30em30 – dia 19]

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Definir claramente um vendedor de sucesso sempre foi nebuloso pra mim. Na literatura conheço vários que se intitulam vendedores de sucesso, pessoalmente conheço excelentes vendedores que acredito que possam ser chamados de vendedores de sucesso também, me peguei pensando dias atrás quais as características que eles tem em comum e cheguei a 4 conclusões.

Força de Vontade:

A Força de Vontade de vencer de um vendedor de sucesso é incrível, o cara consegue toda a manhã começar com o pé direito e terminar com o pé direito também e tudo vai incrivelmente bem pra este cara, certo? Errado! Parcialmente errado…

Sim, a força de vontade destes vendedores é muito grande, eles realmente se dispõe diariamente e vencer as dificuldades que virão não importa o que aconteça. Basicamente eles não deixam espaço para dúvidas que irão conseguir e se as coisas parecem não ir como deveriam acontecer, eles conseguem se adaptar a situação, mudar seu planejamento e seguir em frente.

A força de vontade também ajuda a combater o cansaço e o desânimo que vem depois das derrotas. Pelo que li, eles tem metas tão bem traçadas em suas cabeças que não importa a direção que os acontecimentos tomem, eles voltam ao ponto onde deveriam estar e partem para o ataque e agora mais experientes, que é isso que nos leva ao segundo ponto.

Aprendizado:

O Vendedor de Sucesso aprende. Aprende com seu erro, com o erro do colega, com o próprio acerto e com o acerto dos outros. Embora saiba um milhão de coisas sobre seu mercado, negócio e estratégia, suas antenas estão sempre ligadas buscando novas informações, ideias e métodos para facilitar a sua vida.

O aprendizado que estes vendedores tem é um pouco diferente dos que tem os comuns, por que o comum, ouve falar de algo, lê sobre algo mas deixa algo pra depois por que tem muita coisa pra fazer naquela hora, talvez ele volte no assunto na semana que vem, quando as coisas estiverem mais tranquilas… bem, o comum nunca volta.

O aprendizado do vendedor de sucesso é diferente, ele ouve falar de algo, lê mais sobre algo e como a pensar sobre o assunto, se sente a chama das possibilidades aparecerem, ele estuda mais ainda e se torna quase obsessivo por dominar aquilo, se torna uma meta clara, aprender, dominar e tornar fácil o novo conhecimento. Então este vendedor adquiri um novo hábito e uma nova habilidade que se torna parte dele e quando pode, ele ensina a outros vendedores e colegas, dissemina o conhecimento para gerar gratidão e relacionamentos, que é isso que nos leva ao terceiro ponto.

Relacionamento:

O Vendedor de sucesso se relaciona bem, na verdade se relaciona muito bem com algumas pessoas, não com todas, mas com pessoas chaves que possam beneficiá-lo e que ele possa beneficiar. Ele escolhe sabiamente em qual relacionamento vai entrar e em qual deve sair.

É incrível como pessoas de sucesso se conhecem? Não, não é. Elas são pessoas de sucesso justamente por que aprenderam que é muito mais fácil crescer quando se tem modelos, mentores e métodos do que crescer sozinhas, então estas pessoas buscam a companhia de outras pessoas que tem os mesmos objetivos.

Quando escolhemos em qual grupo queremos estar, gerenciamos melhor o nosso tempo, pois relacionamentos consomem tempo. E gerenciar o tempo é fundamental para sairmos da curva do comum. Pense comigo, o dia tem 24 horas para todos, se você desperdiçar uma hora do seu dia, todos os dias, com algo que não lhe traga retorno em conhecimento, prazer, ganho financeiro ou nada de bom, no final de um ano, você perdeu 15 dias da sua vida. É como se em um ano, metade de um mês você tivesse passado em coma! Compensa desperdiçar isso com maus relacionamentos? Pros excelentes vendedores não e os excelentes vendedores fazem cálculos e isso nos leva ao quarto ponto.

Matemática:

Você pode odiar com toda a sua alma a matemática e todas as sua variações, mas não pode subestimá-la. A matemática está em tudo que nos cerca e é uma das variantes de peso na busca pelo sucesso. Não dá pra ganhar dinheiro se você não conseguir calcular se aquilo é ou não é um bom negócio.

Não estamos falando só sobre margens de lucro ou descontos, estamos falando sobre o uso de matemática nas estimativas, nos custos de manter ou não um cliente problemático levando em conta o tempo e recursos que ele nos consome. Excelentes vendedores sabem quais são os seus melhores clientes e quais tipos de clientes evitar, você precisa saber isso!

Você não precisa fazer um cálculo de função polinomial, mas precisa fazer os cálculos de seu negócio o mais rápido que puder para ser um vendedor de sucesso.

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Sucesso, boas vendas e vejo você amanhã!

André Cia.

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