Como Motivar Pessoas: 7 ERROS FATAIS para uma campanha de motivação [30em30 -dia 18]

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Quando falamos de como motivar uma equipe estamos falando basicamente de motivar cada integrante de nossa equipe para que eles conquistem aquilo que é importante para a empresa ou gestão.

Embora pareça fácil de entender este conceito, na maioria das empresas e organizações, o ponto principal desta tarefa é ignorado, não se motiva uma equipe, se motivam pessoas que juntas formam uma equipe. E cada pessoa tem uma razão para se motivar que pode ser semelhante ou até, totalmente diferente dos colegas.

Primeiro erro: Acreditar que apenas dinheiro motiva e depender apenas deste tipo de campanha.

Dinheiro é importante, mas considerar apenas dinheiro como fator motivador para uma equipe é arriscar-se a criar um comportamento onde a sua equipe só agirá se tiver algum retorno financeiro. Prêmios em dinheiro podem ser dados, mas se esta é a única forma com que um gestor tem trabalhado com sua equipe, na hora que a verba acabar ou que as coisas estiverem difíceis, pode apostar que elas irão piorar.

Não sou contra prêmios em dinheiro, acredito no fator motivador que este tipo de ação consegue trazer a equipe, mas é algo que pode acabar viciando as pessoas a trabalharem apenas com esta recompensa no final do mês ou campanha.

Use esta estratégia, mas com moderação.

Segundo erro: Tratar quem está trazendo mal resultados com pouca atenção.

Quando há uma campanha de motivação interna, principalmente com competições, é mais do que natural a valorização dos primeiros colocados, na verdade, esta valorização é importantíssima.

O problema ocorre quando os últimos colocados, principalmente em equipes grandes, são deixados de lado. Estes colegas que não conseguiram um resultado tão bom para estar no ranking geralmente são aqueles que mais precisam de estímulos para continuar e chegar ao final do mês com resultados que farão diferença para a empresa.

Bons gestores observam que se destaca e auxiliam quem está com dificuldades. O pensamento que um bom gestor deve ter é “quase de um militar”, onde a frase de ordem é “não deixamos soldados para trás”.

Terceiro erro: Descuidar da campanha depois de iniciada.

Caro leitor ou leitora, o que dizia mesmo a primeira frase deste texto? Difícil, né? E olha que você acabou de ler sobre isto entre 1 a 2 minutos atrás, agora imagine saber de uma campanha interna só no primeiro dia do mês e nunca mais se falar nela até o último. É fácil entender por que campanhas motivacionais de diferentes empresas dos mais variados segmentos acabam fracassando.

Não se pode descuidar de uma campanha motivacional depois que ela iniciou, é preciso fazer um ranking, um acompanhamento diário e noticiar as mudanças para a equipe. O gestor deve ser aquele que mais dá importância e auxilia com que cada um, individualmente, deseje estar no primeiro lugar e também mostrar qual a posição atual.

Programar um momento no dia, por mais rápido que seja, para que seja discutida sobre a campanha atual é importantíssimo para que os resultados apareçam.

Alguns vendedores lembraram sem ajuda, mas com este não é necessário se preocupar, afinal eles já estão engajados. Preocupe-se com aqueles que precisam de alguém para lembra-los, serão os resultados destes que farão diferença para a meta do gestor e da empresa.

Quarto erro: Não ter parciais em campanhas de um mês.

Quando se tem um pote de ouro no final do mês, poucos vendedores conseguirão fôlego para chegar lá, e quanto mais distante do primeiro colocado estiverem, menor será o ritmo de sua corrida.

O bom gestor de equipes comerciais, cria campanhas com parciais, de preferência semanais, trazendo o pote de ouro mais próximo de todos os vendedores. Isso ajuda demais a manter a equipe motivada, pois toda semana é um novo desafio e se na parcial antiga aquele vendedor foi mal, ele poderá se recuperar, se foi bem, ele terá que continuar bem. Esta é a magia das parciais!

Quinto erro: Não traçar regras claras.

Você pode criar campanhas competitivas, cooperativas, baseadas em resultados financeiros, resultados em quantidade, melhores de índices, etc, mas se não criar campanhas claras com regulamentos que explicam sem complicar e que tenham regras onde qualquer um possa consultar, sua campanha não dará certo.

A campanha de motivação começa com a definição de regras e não com a comunicação como as vezes ocorre em algumas empresas. O regulamento gerado deve ficar a disposição de cada participante para que ele entenda o que é valioso naquele momento.

Não traçar regras claras é como pedir que alguém chegue a uma cidade que nunca conhece sem nunca ter lhe cedido um mapa, não faça isso com sua equipe.

Sexto erro: Mensurar errado o que se espera.

Quando se mensura um desafio, ele não pode ser menor do que a capacidade da equipe e nem muito maior. Mensurar resultados impossíveis fará com que sua equipe pense em nem começar a desenvolver o trabalho e os resultados fáceis não gerarão resultados e nem aquele desafio bom que certas campanhas trazem.

Sétimo erro: O MAIOR ERRO QUE SE PODE FAZER É NÃO ENTREGAR O PROMETIDO.

Se algum dia você fizer uma campanha e não entregar o prêmio ao vencedor, seja este prêmio, dinheiro, reconhecimento, promoção, folga, placa, etc… você nunca mais conseguirá adeptos em nenhuma nova campanha e ainda corre o risco de perder o seu campeão. Certa vez fui o melhor e não me entregaram o prêmio, uma promoção, no mês seguinte não estava mais na empresa pois a falta de confiança que a direção da mesma me causou naquele momento não permitiria que eu me dedicasse mais como antes.

Você não é obrigado a criar uma campanha de motivação, mas se a fez, entregue o prometido.

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Sucesso, muitas vendas e vejo você amanhã!

André Cia.

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2 comentários em “Como Motivar Pessoas: 7 ERROS FATAIS para uma campanha de motivação [30em30 -dia 18]

    Marco Assis disse:
    dezembro 6, 2013 às 1:39 pm

    Artigo espetacular! Parabéns!

    André Cia respondido:
    dezembro 6, 2013 às 2:04 pm

    Muito obrigado Marco!!!
    Obrigado mesmo!
    Forte abraço.
    André Cia.

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