Trabalho em Equipe – MasterMind [30em30 – Dia 17]

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Há empresas que valorizam o trabalho individual, onde cada vendedor deve sair e vencer por si próprio, porém na maioria das empresas, embora os resultados sejam individuais, a equipe ou o grupo de trabalho pode e deve se ajudar para melhorar os resultados, individuais e coletivos.

O Trabalho em Equipe não necessariamente começa pelo líder daqueles vendedores e sim por um líder entre os vendedores e na verdade, nem depende da empresa. Este líder pode ser alguém que está a mais tempo na empresa, um novo vendedor ou até mesmo aquele novo profissional que  você entrou e trouxe consigo ideias novas, porém, para que o trabalho em equipe realmente funcione, é preciso que hajam alguns fatores cruciais.

É possível, e até recomendável, que haja a integração entre vendedores de empresas diferentes, mas falaremos disto mais tarde, agora vamos nos concentrar em alguns fatores de sucesso para que esta equipe de alta performance dê certo.

Ética.

Não é possível existir a troca livre de informações e técnicas se alguém que está no grupo age de maneira desleal com os colegas, roubando informações, dicas e leads para utilizar em ganho próprio. Sugiro que, caso você esteja pensando em criar uma equipe forte dentro de sua empresa, a ética seja discutida abertamente e quem incorrer em uma falha neste quesito, deva parar de ir às reuniões.

Periodicidade.

Se não há possibilidade da equipe se encontrar fisicamente, a internet possui vários recursos para a comunicação, desde o velho e-mail até grupos no Facebook e conversas via vídeo. As reuniões ou encontros periódicos são importantíssimos para manter a troca de informações e a chama da equipe acesa.

Definir dias da semana, horários e canais de comunicação, como compromissos importantes a serem cumpridos é importante. Caso os encontros sejam por meio de internet, e-mail, grupos de Facebook, pode-se postar em qualquer horário, o que acaba sendo mais cômodo para quem tem agenda apertada, porém é necessário que os membros da equipe leiam e opinem sobre os conteúdos discutidos.

Comprometimento.

Os profissionais que se dispõe a participar de uma equipe, grupo ou de um MasterMind devem estar comprometidos com os seus resultados e com os resultados coletivos. Cada elemento envolvido, principalmente em grupos pequenos, é importantíssimo. Caso haja algum profissional que não possa se comprometer devido a tempo, atividades ou outros compromissos, sugiro que releve, pois pode ser passageiro, agora se a falta de comprometimento é relacionada a desinteresse, este não é uma pessoa que você gostaria de ter em seu grupo.

Conteúdo.

Criar um grupo que busca melhorar é relativamente fácil, o difícil é trazer conteúdo de qualidade para as reuniões, conteúdo que realmente façam com que os participantes melhorem suas vendas, comissões e assim tenham uma recompensa pelo tempo investido na equipe. Sugiro que sempre seja abordada as seguintes “pautas” na reunião.

  • O que aconteceu de importante desde o último encontro?
    • O Sucesso.
      • O que o vendedor fez para ter aquele sucesso, quanto maior o detalhamento, mais ajudará o restante da equipe.
  • O Fracasso.
    • No ponto do Fracasso o grupo deve ajudar com experiência adquirida na tentativa de dar novas ideias, novos horizontes ao vendedor que está expondo os seus problemas.
  • O Crescimento.
    • O que o vendedor ouviu ou viu desde o último encontro que lhe proporcionou um crescimento de resultados.
    • Projeto em comum.
      • Quando todos da equipe possuem um projeto em comum, a força da equipe aumenta e muito, desde que todos estejam cumprindo com suas tarefas, caso haja tarefas.
      • Novidades.
        • Novidades em dicas, indicações de livros, blogs, ferramentas, técnicas, o que for que o membro da equipe descobriu que possa ajudar o coletivo. Um breve resumo do que as outras pessoas irão ver auxilia demais.

MasterMind

O termo MasterMind, que está lá no título, foi escrito por Napolleon Hill, onde ele diz que a união de duas mentes com objetivos em comum faz surgir uma terceira mente mais apta a alcançar os objetivos propostos, pois a soma das partes envolvidas, traz conhecimentos, práticas e relacionamentos que cada parte individual não conseguiria.

Então, uma equipe de vendedores de elite, não precisa necessariamente se formar dentro de uma única organização, vendedores de diferentes empresas ou segmentos podem unir-se e discutir maneiras de se melhorar.

Hoje eu participo de cinco grupos MasterMind, 4 pela internet e 1 presencial e posso afirmar que meu desempenho, visão, autodisciplina e comprometimento com meus objetivos estão maiores do que nunca. Sugiro que você monte ou encontre um grupo MasterMind e comece a se desenvolver. Há um ditado que diz, “sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.

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projeto 30 em 30

Sucesso, boas vendas e vejo você amanhã!

André Cia

4 comentários em “Trabalho em Equipe – MasterMind [30em30 – Dia 17]

    Marco Assis disse:
    novembro 29, 2013 às 7:37 am

    Parabéns pelos textos, sempre com excelente qualidade! Ah, ao digitar no google o termo “vendas” seu link patrocinado aparece em 1 lugar! 😀

    André Cia respondido:
    novembro 29, 2013 às 7:45 am

    Grande Marco,
    Muito obrigado meu amigo!
    Na busca orgânica, digite “dicas de vendas”, 😉
    Abs!
    André Cia

    Marco Assis disse:
    novembro 29, 2013 às 8:21 am

    Muito legal! Na orgânica meu blog aparece por enquanto quando se pesquisa “anatomia do vendedor” , estamos trabalhando para melhorar isso, com o tempo quem sabe né. Abraços!!

    André Cia respondido:
    novembro 29, 2013 às 8:33 am

    Se leva tempo mesmo. E MUITO esforço…
    Abs. Marco!

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