Como Ser Um Bom Vendedor – [30em30-dia11]

Postado em Atualizado em

Como Ser Um Bom Vendedor

Não há uma regra clara do que é ser um bom vendedor, mas a premissa da profissão é que um bom vendedor vai atingir resultados, cumprir metas e vender cada vez mais atingindo toda a gama de clientes possíveis para aquele produto ou serviço. Mas como conseguir ser este profissional?

Todo o blog, tudo que foi escrito ou gravado por mim até este momento é para dia-a-dia tentar te aproximar desta figura, deste perfil e deste resultado. Hoje não vamos falar sobre técnicas, mas sobre os aspectos psicológicos e atitudes de um bom vendedor, afinal, a venda começa em você…

Automotivação

Não adianta você esperar que outras pessoas venham e te motivem. Há sim grandes chefes que farão reuniões fantásticas, competições maravilhosas e reunirão a equipe para dar gritos de guerra, mas o que fazer quando os confetes acabarem? Bem, você precisa ser responsável por sua motivação, precisa lembrar todo dia e várias vezes por dia o seu objetivo dentro do negócio e os por quês de continuar!

Desafiar-se

Desafios na empresa, seja por prêmios ou por reconhecimento, não adiantam para todos, para determinadas pessoas, o maior desafio é contra ela mesma, quanto ao seu histórico e este é o melhor tipo de desafio, quando você resolve que você tem que melhorar, que você pode e que irá melhorar, seja o seu rendimento, seja a sua conversão, seja lá o que for. Quando o desejo de se desafiar e de se melhor constantemente te acompanha, você vive melhor o desafio e se motiva ainda mais.

Resiliência

Crer que todos os dias vão ser bons é pedir pra se decepcionar, haverá dias que as coisas simplesmente não funcionam, que não sai como planejado e você tem que passar por estes dias. Sentir a pancada faz parte, mas ficar no chão, é opcional. Houve um tempo em que tudo em minha vida ruiu, o verdadeiro inferno astral, foi neste momento que entendi que ou eu me levantava ou as coisas continuariam ruins. Não espero que você passe por isso, mas espero que você entenda este conceito importante, LEVANTE-SE, não importa o quão ruim possa estar se você estiver esperado que um milagre aconteça e não fizer nada por este milagre, ele não vai acontecer. Resiliência é fundamental.

Aprender, Testar, Avaliar e Melhorar… Ciclo PDCA

De que adianta ter conhecimento e não colocar em prática? Se o seu objetivo é só aprender e não praticar, não agir… me desculpe, você está perdendo tempo. Aprenda e coloque em prática, teste a validade do que foi lhe passado, não seja mais uma daquelas pessoas que tem muito na cabeça e pouco em seus bolsos, retorno só vem com a ação. Depois que praticou, avalie! Veja se os resultados foram como esperados, se você atingiu aquilo que se propôs, se não atingiu, o que pode mudar? Se atingiu, agora pense em melhorar! Melhore processos, técnicas ou seja lá o que for que esteja fazendo. Você não nasceu pra se restringir a fórmulas prontas.

Querer Mais

Mais resultados porém com melhor qualidade de vida. Mais rendimentos porém com melhores clientes. Mais responsabilidades porém com maior paixão pelo negócio! Se o seu aquário ficou pequeno demais está na hora de procurar um outro! Me permita filosofar hoje, não sei qual o sentido da vida mas imagino que o sentido seja seguir em frente, sempre em frente.

Planejar

Trabalhar apenas no momento presente sem se preparar para o que virá é incorrer no erro de ser sempre surpreendido. Depois de algum tempo dentro de um negócio ou de uma empresa, entendemos o ciclo de vendas e não estar preparado pra ele, beira a irresponsabilidade. O Planejamento de Vendas (assunto de próximos posts) é uma forma de você se antecipar aos fatores previsíveis e esta antecipação lhe assegura tempo para lidar com as imprevisíveis.

Continuidade

Se você não tiver continuidade naquilo que começa a desenvolver dificilmente colherá bons frutos. Continuar com uma atividade, metodologia ou com uma carteira de clientes é necessário para que você tenha tempo suficiente para se desenvolver e de avaliar o que pode ser melhorado. Fazer algo durante um período muito curto de tempo e ir mudando pois não está vendo resultados imediato pode ser perigoso. O Planejamento é importante para saber o que fazer e o ciclo PDCA para você ter maior sucesso e retorno pelo seu esforço.

Gostar do que faz.

Se você não gosta de vendas, detesta pessoas ou se sente mal em falar com clientes, você tem um grande problema, pois a função de vendas necessita de seu interesse, atenção, esforço e doação. Gostar do que faz, ter paixão por conseguir um sim e vibrar com as metas batidas, fazem parte do que é ser um Bom Vendedor.

Existem muitas outras características de um Bom Vendedor, mas considero essas as prioritárias. Para finalizar este artigo, minha última dica é procure também coisas positivas para o seu dia.

E eu, de coração, espero que nesta breve leitura, você meu amigo bom vendedor ou minha amiga boa vendedora, tenha encontrado alguma coisa positiva para ajudar em seu dia.

Desejo-lhe Boas Vendas e principalmente felicidade no dia de hoje.

Grande Abraço.

André Cia.

Siga nosso CanalAcompanhe nossa página

projeto 30 em 30

Anúncios

4 comentários em “Como Ser Um Bom Vendedor – [30em30-dia11]

    Andreia disse:
    novembro 20, 2013 às 1:58 pm

    Disse tudo! Perfeito esse texto!

    André Cia respondido:
    novembro 20, 2013 às 3:55 pm

    Oi Andreia!
    Muito obrigado, obrigado mesmo!!!
    André Cia.

    Paulo de Oliveira Lima disse:
    novembro 28, 2013 às 11:29 am

    Excelente trabalho, é de pessoas assim como você que precisamos ouvir todos os dias.
    Parabéns.

    André Cia respondido:
    novembro 28, 2013 às 11:31 am

    Muito obrigado Paulo!
    Sucesso pra vc, hoje e sempre!
    André Cia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s