Como Vender Por Telefone (SEM SER CHATO!) – [30em30 – dia 7]

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Pra muitas empresas, e não falo apenas para as empresas de telemarketing, o telefone é importantíssimo, ou mesmo fundamental, para a prosperidade do negócio. Infelizmente o que se observa é que muitos profissionais contratados para trabalhar com televendas estão mal preparados e sofrem uma pressão absurda para aprenderem um velho script, mecanizado que faz com que o cliente ao atender pense que cara chato.

Geralmente bons e maus vendedores ou “televendedores” acabam acreditando que é aquilo apenas que a vida oferece e pronto, se esse for o seu caso, tenho uma boa notícia. Dá pra vender mais por telefone e como ganho adicional, não ser mais a pessoa chata do outro lado da linha.

Nosso objetivo hoje, é aplicar o conhecimento do comportamento dos clientes, das pessoas em geral, na prática de vendas por telefone. Vamos começar a falar de comportamento, falaremos sobre 5 e depois que você souber quais são, ficará mais fácil você saber como montar um Script de telemarketing ou de televendas.

1-As pessoas não gostam que lhes vendam, mas gostam de comprar.

Se você recebe uma ligação de alguém que está tentando lhe empurrar um produto não solicitado é bem provável que sua reação seja dar pouco interesse, algumas pessoas além do pouco interesse mostram um mal humor violento, então a primeira dica é não venda por telefone.

2- As pessoas são curiosas.

Se somarmos as horas que as pessoas entram no facebook para ver algo novo, veem notícias de celebridades ou até mesmo diminuem a velocidade para ver uma batida de carro, percebemos o quanto queremos fugir de nossa rotina com novidades e coisas curiosas, a publicidade tem explorado isso e muito bem, então desperte a curiosidade.

3- As pessoas precisam se sentir seguras.

Por que as pessoas se mantêm em relações não tão boas ou empregos onde não estão felizes protelando uma decisão de romper com o que já causa mal e tentar algo novo? Por que o novo não é sempre garantia de satisfação, certa vez ouvi um ditado que dizia “melhor um diabo conhecido do que um novo”. Quando seu cliente não lhe conhece ou não conhece com certeza seu produto ou empresa há uma dúvida no ar, como confiar? A dica três é dê motivos para o cliente confiar em você.

4- Poucas pessoas são voluntárias.

Se há um pedido para um voluntário em um trabalho ou atividade da empresa  ou grupo em que as pessoas não sabem muito bem o que irá acontecer, mesmo que haja vontade, poucos tem coragem de testar primeiro, é necessário que alguém passe pela experiência e diga que ela foi boa, positiva ou que pelo menos não lhe causou mal. Precisamos de uma prova de que se investirmos tempo, energia ou dinheiro em algo, teremos em troca algo igual ou superior ao investido, então a dica quatro é: Tenha casos de sucesso no seu negócio.

5- Robôs somente em filmes.

Deixei a dica mais importante por último, para ser a mais lembrada. Se você já teve a infelicidade de ligar para uma companhia telefônica para resolver um problema, sabe como é irritante ter que ficar ouvindo aquela voz gravada nos mandando apertar botões para finalmente conseguirmos falar com um humano, imagine-se então receber uma ligação de um robô, automatizado, preso a um script com perguntas pensadas ou pior ainda, sem perguntas nenhuma só com discursos demorados. A maior dica é humanize a venda.

Vamos rever tudo e de um modo simples você vai conseguir refletir sobre a melhor forma de fazer sua próxima ligação de vendas.

Você irá humanizar a sua venda, tratando clientes como pessoas, adaptando-se, perguntando e conversando normalmente, não tentará lhe vender algo e sim despertará a curiosidade dele com dados importantes sobre o seu mercado. O deixará seguro sobre você, sua empresa e seu produto e falará sobre os casos de sucesso que seus clientes já tiveram com você.

Essa é a melhor forma de montar um “novo script”, coloque tudo isto em uma folha, ou duas, de papel e comece a pensar em sua próxima conversa.

projeto 30 em 30

Sucesso, muitas Vendas e vejo você amanhã!

André Cia.

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