Diferença entre preço e valor [30em30 – Dia 2]

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Preço é o que se paga e valor é o que se recebe pelo que se paga. O valor está tão intimamente ligado a percepção do cliente que o preço pode e fica em segundo plano, para maior ou para menor. Permita-me explicar esta frase e se você entender muito bem entendido, com certeza você conseguirá aumentar a sua comissão.

Vamos pensar quando a indústria lançou as TVs em Plasma, não as LCDs, as em plasma mesmo, lembra quanto custavam? Lembra como as pessoas que podiam comprar uma TV de plasma eram consideradas pessoas com mais posses? Mas no final de contas elas compraram um TV e havia TVs mais baratas no mercado. Bem, quem tem uma quantidade considerável de dinheiro não pode ser chamado de bobo ou que não sabe lidar com suas finanças então, por que pagar mais caro para ter algo que poderia ser comprado por um preço MUITO menor?

O valor agregado de uma TV de plasma era muito maior que uma TV comum e para algumas pessoas, mesmo as que não tinham tanta renda, era algo que traria um status que não conseguiriam de outra forma.

A imagem que foi criada por quem tinha estas TVs era de uma pessoa de posse que valorizava a qualidade e que poderia dispor de recursos para ter o melhor em sua sala. Este é o conceito de valor. Você ter algo que indiferente do preço, te leva a um status, uma situação ou a um patamar de diferenciação de outras pessoas.

Mas como criar valor para o seu produto?

Dependendo do posicionamento de mercado que seu produto tem, é mais fácil ou mais difícil, mas raramente é impossível. Coloque em sua argumentação os 3 pilares que mais fortalecem a diferenciação e agregam valor a seu produto.

QUALIDADE – A percepção que temos é que tudo que tem qualidade acima dos concorrentes foi feito com produtos melhores, com características melhores ou por pessoas melhores e que por isso devemos pagar mais para ter estes itens, afinal eles compensarão o investimento maior. Foque na qualidade, no processo fabril de seu produto, na matéria prima ou nas características que tornam o seu produto ou serviço acima dos concorrentes. Não é jogar pra baixo os concorrentes e sim valorizar a qualidade de seu produto e o que trará de vantagens ao seu cliente a curto, médio ou longo prazo.

ESCASSEZ  – Ouro e Diamante tem outra similaridade além de seu preço acima de outros metais e joias,  são escassos e são para poucos. Quando algo é de qualidade e exclusivo ou ainda que o estoque não é grande e se o cliente não se decidir rápido pela compra corre o risco de ficar sem a valorização é maior. Mostre ao cliente que seu produto é para um público diferenciado que prima pelo melhor e que não são produzidas muitas unidades.

ASSOCIAÇÃO – Associamos grandes nomes a produtos com melhor qualidade. As empresas investem caminhões de dinheiro para que artistas e celebridades se associem a seu produto por que a tendência é a transferência de valor da personalidade para o produto, tornando-o mais valioso. Se você tem algum cliente famoso em sua cidade e que seja acessível a você, solicite um depoimento para a sua empresa ou produto, diga o quanto ficaria feliz de poder mostrar a seus outros clientes. A chance de ter um depoimento destes sem investimento é pequena mas o ganho vale o risco de um não.

Você já sabe que desenvolvi vídeos que sairão todos os domingos com tudo que aprenderemos sobre a semana e mais reflexões de vários livros e autores que farão de suas próximas semanas extremamente lucrativas enviarei os links para os e-mails de minha lista?

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projeto 30 em 30

Sucesso, boas vendas e vejo você amanhã!

André Cia.

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4 comentários em “Diferença entre preço e valor [30em30 – Dia 2]

    Andreia disse:
    novembro 6, 2013 às 11:25 am

    Eu trabalho com várias marcas, me desdobro para falar bem de todas, mesmo assim é difícil. são produtos que se encontra com facilidade, e a concorrência é bem grande, aqui por perto da loja tem varias outras lojas que vendem a mesma coisa e as vezes até mais barato.

    André Cia respondido:
    novembro 6, 2013 às 12:07 pm

    Andreia, fazer o cliente comprar por impulso se torna essencial quando temos concorrentes próximos vendendo o mesmo produto a preço menor.
    Vamos explorar tantas coisas no projeto 30em30 que irão te ajudar, fique tranquila!
    Sucesso e obrigado por participar!
    André Cia.

    Andreia disse:
    novembro 8, 2013 às 1:31 pm

    Obrigada!! estou atenta a tudo!!!

    André Cia respondido:
    novembro 8, 2013 às 2:08 pm

    É isso aí Andreia!!
    =)

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