Comprometa o seu cliente, mas saiba como…

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Acredito que perguntas fecham muito mais vendas (muito mais mesmo) do que discursos e principalmente quando as perguntas comprometem o cliente com a compra…mas há perguntas que não devem ser feitas…

Fico imaginando o que aconteceria caso um vendedor perguntasse ao cliente: “Mas você vai voltar mesmo? Está dizendo que vai dar só uma voltinha e que vai voltar, posso realmente confiar na sua palavra?”

compromisso

É bem provável que o cliente se surpreenda com a ousadia do vendedor mas, isso seria positivo? Acho que na maioria das vezes o cliente responderia mal, principalmente por colocarmos em jogo o caráter deste.

Tentei uma coisa diferente, selecionei uma listagem com 10 prospects que não conheciam nossos produtos e agendei uma visita com os mesmos, por experiência 40% a 60% dos clientes esquecem do horário agendado e aí nos atendem com pressa ou nos fazem ter que visitá-los novamente, queria diminuir a taxa de esquecimento para 10%, para isso alterei o meu “script” e no final da conversa coloquei o seguinte:

“Sr João, posso confirmar que nossa visita está agendada e que o sr não irá esquecê-la?”
“Posso também ficar tranquilo que caso apareça uma urgência o sr irá me retornar por telefone e email e remarcar?”

Agradeci e desliguei.

Resultado 90% das visitas feitas, a visita que não poderia me atender, ligou com 4 horas de antecedência pedindo se poderia remarcar para próxima data!

Resumindo: Comprometa seus clientes e venda muito mais!!

Sucesso e muitas vendas!

André Cia.

www.blogdicasdevendas.com
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