Motivação – Zero a esquerda

Postado em Atualizado em

Tem pessoas que tendem a falar mal de si mesmas, em todas as oportunidades possíveis. São pessoas que querem se sentir bem, mas ao olhar para o espelho, só observam as falhas, nunca notam suas virtudes e seu potencial. Tomo a liberdade de citar aqui algo que aconteceu comigo na quinta-feira da semana passada enquanto ministrava um treinamento e que ontem, segunda eu ví o resultado. Talvez minha experiência tenha utilidade para você que também dá treinamentos, ou para você que até hoje, se sente um zero a esquerda.

Em meio a uma dinâmica, um aluno se diz incapaz de fazê-la, foi aí que nosso diálogo começou.

-Helton, você nem tentou, como você pode ter certeza que não consegue fazer?
-Ah, por que nisso eu sou ruim… na verdade sou um zero a esquerda…

Aquilo me tocou,  e muito, pois ví o desânimo no rosto de um jovem que pode sim vencer na vida. Fui até o quadro e desenhei um grande zero e o discurso que fiz, está mais ou menos transcrito abaixo.

-Cara, você tem razão. Você é um zero, Deus te fez um zero mesmo… seus pais, amigos, chefes, colegas de trabalho, nem ninguém nunca ajudou a você a ser outra coisa, pois eles não podiam é de sua natureza ser um zero. Sabe, me identifico com você, muito mesmo, pois eu também sou um zero, foi assim que Deus me fez também…Nunca eu poderia ser o 1, 2, 3 imagine então o nove… só posso ser o zero… Só que meu amigo, eu sei o que eu sou, agora tenho que saber me posicionar.

-Deus me fez um zero, isso não posso mudar, mas posso mudar onde eu estou, é decisão minha ficar a esquerda (neste momento desenhei o número 1 e o número zero a esquerda dele) e  reclamar minha vida inteira… essa decisão é minha, (apaguei então o quadro e desenhei o zero a direita do 1) ou eu posso mudar cara, posso ser um zero a direita e conseguir o que eu quero. Sabe, Helton, nós dois somos zero, começamos assim, mas a decisão de que lado você vai estar é a sua cara, só sua… pra mudar da esquerda pra direita é necessário sacrifício, empenho, esforço, paixão e tantas coisas… mas a primeira delas é saber que dá pra mudar. Convido você meu amigo a continuar a ser um zero, mas do lado direita agora.

Naquela noite encerramos o treinamento logo após… ontem novamente a turma chegou, e aquele cara que se julgava um zero a esquerda não apareceu… em seu lugar veio alguém que realmente acredita que pode dar certo, que pode conseguir, ontem em minha sala, veio um zero a direita… alguém que tem o poder de mudar o seu ambiente, alguém que pode realmente vender muito e muito bem.

Eu transcrevi aqui o acontecido, pois acredito que possa lhe ajudar, num treinamento…Para animar alguém ou até mesmo em um momento difícil que você passa…

Desejo sucesso a você, muita alegria, milhares de vendas e que sempre você esteja posicionado para o sucesso!!

André Cia.
@andrelcia
@bydicasdevendas

4 comentários em “Motivação – Zero a esquerda

    ana lucia nascimento fideles disse:
    outubro 18, 2010 às 12:04 pm

    Eu peguei uns cursos profissionalizantes para vender porque eu estou precisando muito da grana.
    Só que agora eu preciso vender.Minha meta é 12 pessoas e não sei como começar.Sou salariada e essa oportunidade caiu do ceu porque vai encrementar a minha renda e muito.Por isso estou procurando umas dicas na internet e acabi encontrando vocês.Eu tambem estava me sentindo um zero só que agora a direita.Com certeza essa estoria me ajudou me deu ânimo.

    André Cia respondido:
    outubro 18, 2010 às 4:24 pm

    Olá Ana, que bom que estamos animados, né?
    Bom, comece pensando que nem todas as pessoas precisam de um curso profissionalizante, mas tem muita gente que precisa…. por aí você já começa a traçar um perfil. Se informe na instituição onde você está trabalhando qual a idade média, o bairro, situação social que os alunos se encontram e comece por aí… Tenha em mente que você estará vendendo um serviço e as pessoas irão querer depoimentos de quem já fez, irão querer ver o material didático e onde terão suas aulas, então monte uma pastinha com tudo isso e procure pessoas com o perfil parecido com alunos que a instituição já tem…
    Boas vendas Ana. Sucesso pra vc!
    André

    jose Ricardo disse:
    novembro 27, 2010 às 2:18 am

    ola bom dia adorei seu comentario me inspirou muito
    lembrarei todos os dias de suas palavras
    muito obrigado pela dica
    e se tiver mais responda no meu e- mail valeu

    André Cia respondido:
    novembro 27, 2010 às 7:57 am

    Obrigado, José.
    Sucesso pra ti!
    André

Deixe um comentário

