O que fazer quando o cliente liga perguntando o preço?

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Dependendo do seu tipo de negócio é comum que clientes liguem perguntando unicamente o preço de seus produtos ou serviços, você sabe que o cliente irá ligar no próximo da lista telefônica e provavelmente encontrará algum produto de menor valor. E quando você resolve não falar, as chances do cliente simplesmente tirar você da lista são enormes. Alguns vendedores, na época de fechamento de metas, começam a perder a paciência com estes tipos de ligações.


E então, como usar o telefone como uma arma contra esses clientes?

Bem, aqui vão algumas dicas:

  1. Saiba como estão os seus preços e de seus concorrentes, assim você poderá dar ênfase no preço (caso o seu esteja menor)
  2. Seja extremamente simpático, as pessoas tendem a comparar preços e atendimento.
  3. Apresente-se!! O cliente não vê o seu rosto, deve ao menos conhecer seu nome.
  4. Pergunte o nome do cliente, assim a conversa se torna mais pessoa.
  5. Faça uma rápida sondagem, se o produto ou serviço é para ele, se é para presente, etc. assim você pode tirar o foco da “coleta de preços”.
  6. Pegue o número de telefone do cliente, pode ser um diferencial ligar um dia depois para saber se ele já efetuou a compra ou não.
  7. Se você vende serviços, especifique muito bem seus diferenciais, o que você tem de bom para justificar o preço do serviço.
  8. Se você vende produtos, foque em garantia, disponibilidade de estoque, facilidades de pagamento. (Os atendentes esquecem de focar nesses itens, os vendedores não esquecem)
  9. Não seja uma metralhadora de palavras, seu cliente também deve conversar, questione-o sempre que puder.
  10. Lembra da dica 1?- Se o seu preço é um dos mais caros, após fazer as dicas de 1 a 9, informe qual o grande diferencial de comprar com você.
  11. Convide o cliente para visitar a sua empresa ou lhe receber na dele. O contato não deve morrer em um telefonema.

IMPORTANTE:

Alguns clientes não irão querer “papo”, para eles só importará realmente saber o preço, não importa o quão simpático você seja. Neste caso,  passe o preço e utilize a dica 11. O fato de não fechar a vendas não significa que você deva fechar a porta para uma nova negociação.

Bons negócios e Muitas Vendas!!

André Cia http://www.twitter.com/andrelcia

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3 comentários em “O que fazer quando o cliente liga perguntando o preço?

    Mariana disse:
    agosto 11, 2010 às 1:04 pm

    Bacana as dicas!!!
    Vou levar P/ minha carreira!!!!

    Mariana disse:
    agosto 11, 2010 às 1:04 pm

    Bem bacanas dicas!
    Adorei saber um ´pouco +!!!!

    André Cia respondido:
    agosto 13, 2010 às 12:30 pm

    Que bom que gostou Mariana… Obrigado por comentar também!!!
    Sucesso e muitas vendas!!!!

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