Projeto 2010 – Exercício 1 – Definição de Metas

Postado em

Tem uma frase, algo parecido com “Para quem não sabe para onde vai, qualquer vento é favorável”, (se alguém souber o autor ou a frase certa, por favor, poste nos comentários, obrigado).

Bem, para nosso primeiro exercício, vamos aprender como transformar nossos sonhos em metas alcançáveis e de fácil acompanhamento, assim saberemos, não só se estamos indo na direção certa, mas com que velocidade estamos indo.

Continue o post para visualizar o exercício.

PROJETO 2010-EXERCÍCIO 1.

Elaboração de Metas.
Nosso primeiro exercício do projeto 2010 será a elaboração correta de metas, recomendo que você faça isso dispondo de tempo, se está utilizando o computador do trabalho, imprima este post e o realize em casa. As perguntas e as respostas devem OBRIGATORIAMENTE ser escritas em seu acompanhamento (aquela agenda ou caderno que abordamos nas regras).

Vamos às regras para a elaboração:

  1. “O que eu quero?”
    Descreva, de maneira clara o que você quer, de maneira positiva. Ex: (Certo) Quero trabalhar internamente com vendas./(Errado) Não quero mais fazer vendas externas na empresa.
  2. “Como posso atingir a minha meta?”
    Descreva as várias formas que você tem para atingir sua meta. Ex: (Meta- Aumentar meu faturamento mensal) Posso: 1- Prospectar mais(Abrir novos clientes);2- Pedir mais indicações; 3- Reabrir clientes antigos;4- Diversificar os produtos que vendo.
  3. “Como saberei que atingi minha meta”? Ex: “Atingirei minha meta quando meu faturamento passar de X para X+Y”
  4. Priorizar caminhos. Depois de definidos os caminhos, veja qual será mais facilmente realizável. Leve em conta recursos como tempo, dinheiro, pessoas envolvidas e o quanto você se sente a vontade por este caminho.
  5. Gere um plano de ação diário e anote diariamente(não deixe acumular dias sem anotações!) o seu progresso. Ex: (Caminho escolhido– Abrir 30 novos clientes no mês de janeiro). Anotarei quantos clientes abri no dia 09/01 e quantos faltam para minha meta, anotarei no dia 10/01 quantos clientes abrirei e quantos faltam para minha meta e assim por diante.
  6. Ao atingir a meta como você irá se premiar? Pense nisso e anote…EX: (“Quando atingir o faturamento 10% superior até 31 de janeiro ou antes irei me presentear com tal produto, ou ir em tal lugar)

DICA 1: Recomendo ter entre 1 e 3 metas realizáveis por mês no âmbito profissional, assim você pode executá-las .

DICA 2:Tenha ao menos uma meta  para sua vida familiar, uma para a vida social e uma pessoal também.

Sucesso, Boas vendas e nos vemos no próximo exercício!!

André Cia – http://twitter.com/andrelcia

15 comentários em “Projeto 2010 – Exercício 1 – Definição de Metas

    Walter Bonifácio disse:
    fevereiro 27, 2010 às 1:14 pm

    Gostei muito da proposta do blog…estou iniciando telemarketing ativo em meu portal, para ampliar as vendas da seção Fornecedores Offshore….espaço onde empresas ligadas ao setor de petróleo e gas poderão disponibilizar informações sobre produtos e serviços…..estou começando com uma operadora e avaliando o modelo, ja que eu vinha fazendo, com sucesso, esse tipo de venda….acredito que posso aumentar substancialmente o faturamento se utilizar o profissional certo, adequadamente….

    Cesar Leite disse:
    fevereiro 27, 2010 às 9:30 pm

    Que Bacana que vc esta de volta André, Bem por causa de teus conselhos, e pareceres, fiz meu blog que esta ai em cima, tenho motivação para fazer um trabalho, melhor e estou agregando produtos ao meu mix, enfim hoje me organizo melhor por causa de seus artigos. Não nos conhecemos pessoalmente, mas desde ja muito obrigado. vou continuar te seguindo, Descuilpe a informalidade, mas estou escrevendo exatamente como estou me sentindo, ou seja contene por vc estar ai de volta. abs.

    Cesar Leite disse:
    fevereiro 27, 2010 às 9:33 pm

    Oi andré ótimo que vc esta de volta, quero te agradecer, pois graças a sua disposição hoje, enxergo o trabalho de vendas de outra maneira, sabia?, até criei meu blog, pois trabalho com cosmeticos e agora acessorios, pois agreguei produtos, e isto graças ao seu incentivo, atraves de seus artigos. vou continuar, te seguindo. Desculpe a maneira informal, mas quando escrevo, faço-o exatamente como me sinto. forte abraço e um 2010 cheio de metas atingidas.

    Cesar Leite disse:
    fevereiro 27, 2010 às 9:34 pm

    Fiquei tão contente que acabei postando duas vezes praticamente a mesma coisa, desculpe

    Cesar Leite disse:
    fevereiro 27, 2010 às 9:51 pm

    André não ficou claro para mim quando vc diz sobre os caminhos escolhidos, se refere as formas que desejo atingir o objetivo?

    André Cia respondido:
    março 1, 2010 às 1:05 pm

    Walter, muito obrigado!!
    Bons profissionais são essenciais, mas espírito empreendedor e de inovação insubistítuíveis… Parabéns!
    Muito sucesso pra ti!!

    André Cia respondido:
    março 1, 2010 às 1:18 pm

    Grande Cesar… que bom que os negócios estão indo bem!!!
    Seja informal, meu amigo, você já é de casa!!!
    Abs!!!

    André Cia respondido:
    março 1, 2010 às 1:19 pm

    Imagina Cesar!!! Melhor sobrar do que faltar!!! Rsss

    André Cia respondido:
    março 1, 2010 às 1:23 pm

    Exatamente.. há várias formas de vc atingir um objetivo… vc vai escolher aquelas que são mais fáceis… e assim nascem os nosso “caminhos”… realmente não fui muito claro na explicação, valeu pelo toque!!
    Sucesso!!

    Tucano disse:
    junho 29, 2010 às 7:38 pm

    A frase certa é “Nenhum vento é favorável para o barco que não tem destino “. (isto serve para quem não tem planejamento)

    André Cia respondido:
    junho 30, 2010 às 5:34 pm

    Tucano, muito obrigado!!!!

    josy manhães disse:
    dezembro 14, 2010 às 11:19 am

    Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Essa frase é do livro “Alice no País das Maravilhas”. Não deixa de ser uma pergunta lógica para colocar em cheque uma pessoa que se encontra perdida, sem saber para onde quer ir.

    André Cia respondido:
    dezembro 22, 2010 às 11:30 am

    Josy, boa tarde.
    Realmente muitas pessoas apenas estão perdidas por que não definiram o local que querem chegar… uma coisa óbvia, mas que muitas pessoas deixam passar. Obrigado por seu comentário!!!
    André

    Marilia almeida disse:
    abril 27, 2011 às 9:59 am

    Bom dia, gostei das suas dicas, eu procuro alguma coisa sobre, como montar um projeto de vendas externas, trabalho com vendas de carros de salao a 6 anos e agora estou tentando trabalhar com vendas externar, com um publico expecifico, entrei na net para procurar algum modelo de projeto para atender clientes externos, pois estou meio perdida.

    André Cia respondido:
    junho 6, 2011 às 4:10 pm

    Marilia, eu infelizmente não tenho conhecimento de um modelo como este na net.
    Achando algo, pois o assunto me pareceu bem interessante, mando uma mensagem em seu e-mail.
    Sucesso!!
    André

Deixe um comentário

