Pequena pausa – Motivação – a Mina de Ouro.

Postado em

Rafael, Leonardo e Fernanda… não desanimem, estamos na metade do mês e dá pra virar o jogo!

Peço lincença a você, farei uma pequena pausa no alfabeto, recebi 3 e-mails seguidos reclamando do mês… gostaria de contar então uma pequena história.

GoldenClique em ler mais

Havia um homem,  que certo dia imaginou que em suas terras havia ouro. Motivado, realizou um trabalho de prospecção e qual foi a sua surpresa quando a prospecção deu, com quase uma certeza incontestável que, naquela fazenda havia ouro!

O homem, vamos apelidado de Jack, reuniu sua família e falou sobre o novo rumo que daria a vida de todos. A família de Jack recebeu a notícia com entusiasmo e esperança, tanto que, naquela mesma noite houve uma festa entre a família e empregados.

Em uma semana Jack sabia tudo o que precisava sobre mineração, ao menos era o que pensava. Contratou uns novos funcionários e sua mina foi aberta.

O tempo passou e Jack ainda não tinha achado nem uma pequena pepita de ouro. Logo seus pensamentos de riqueza e fortuna começaram a dar lugar a pensamentos de falência, de dívidas, de fracasso… Jack começara a duvidar de sí mesmo, com isso passava cada vez menos tempo nas minas e mais tempo tentando vender.

Certa tarde, quando Jack estava carregando mais um carrinho de terra, um sr., que parecia ter surgido do nada o aborda, pergunta se era ele que estava vendendo as terras e a mina, Jack responde que sim e convida o estranho para uma limonada. Depois de mais dois encontros, o negócio é fechado, Jack não é mais dono da fazenda, nem da mina.

Com o dinheiro ganho, Jack muda-se para uma cidade próxima, onde pretende abrir um pequeno comércio, depois de umas férias, merecidas de uma semana.

Jack, na semana seguinte, vai até o centro da cidade para ver os locais que poderia alugar, compra um jornal para olhar em seus classificados, mas algo lhe chama atenção. Na página dois daquele jornal uma foto de uma mina já conhecida e de um homem conhecido, em suas mãos uma enorme pedra de ouro… Era sua antiga mina. Na machete do jornal dizia: “Maior pepita de ouro já encontrada!! Suspeita que este seja o maior veio de ouro do estado!!”. Neste momento as mãos de Jack tremiam, ele podia ouvir seu coração acelerado, seus olhos enchem-se de água, ele engole seco e quase sem ar continua a ler.
“Sr. Jones, proprietário da mina atribui a sorte a descoberta, já que o mesmo havia comprado a mina a pouco mais de uma semana e escavado apenas um metro na mina já existente.”

Jack olha para o céu, como se em busca de resposta.. “UM METRO!!, APENAS UM MALDITO METRO”.. Neste ponto Jack tinha dois caminhos. Praguejar e desesperar-se ou aprender e superar.

Dois meses se passaram, o comércio que Jack abriu era um sucesso, em plena crise de 29. Ele foi citado nos jornais da rendondeza como exemplo de empreendedor, de vendedor, visionário!! Ao perguntado pelos reporteres como ele fazia para superar a crise, o mesmo dizia.

“Ando um metro a mais, trabalho uma hora a mais e não deixo de acreditar no sucesso do meu empreendimento. ”

Jack escolheu aprender e superar…

Bons Negócios, Muitas Vendas!!

17 comentários em “Pequena pausa – Motivação – a Mina de Ouro.

    Maicon disse:
    maio 18, 2009 às 1:07 pm

    Olá André, cara To com dificuldade enorme e num sie o que fazer, aplico seu artigo no trinamento da minha equipe de vendas, mas trabalhocom cursos profissionalizantes em Porto Alegre-RS

    Maicon disse:
    maio 18, 2009 às 1:08 pm

    desculpe..
    E não consigo vender..aliás não consigo nem que os clientes entrem na escola…oq vc acha…como faço para “chamar a atenção” das pessoas? Vc conhece alguma coisa dessa áres de cursos?Agradeço por me ajudar!!

    André Cia respondido:
    maio 19, 2009 às 8:36 am

    Maicon, façamos o seguinte, mande-me um mail. dicasdevendas@gmail.com, vc me explica direitinho o que tá acontecendo e aí tentamos resolver seu problema, ok?

    Maicon disse:
    maio 19, 2009 às 12:22 pm

    ok..obrigado!!

    keylla disse:
    maio 22, 2009 às 9:14 pm

    Boa noite. André, trabalho como promotora de vendas da operadora de telefonia , tenho enfrentado algumas dificiculdades em meu trabalho. A minha empresa cobra muito resultados, assim como as outras. O nosso maior problema é vender celulares pós-pagos. Onde o cliente não quer ter custo. Ainda mais com essas mídia de crise na tv o tempo inteiro, com tanta demisão no mercado de trablalho, e as pessoas se sentindo inseguras nos seus empregos, como vou conseguir fazer um cliente levar um aparelho pós-pago?
    Em relação ao celular pré-pago, os consumidores querem agora liberdade para escolher a operadora para a ser usada, então querem comprar aparelhos open(desbloqueados). O que aconteçe: a operadora de nossa concorrência doa o chip para qualquer aparelho desbloqueado, quando o da minha operadora o cliente tem que comprar. Dificultando assim mais ainda minhas vendas. Perco tempo, porque por mais que eu explique os serviços de minha operadora que é melhor do que minha concorrente, eles não querem pagar a mais por conta de um chip. Mais independente disso, meu supervisor e minha gerente querem que eu bata a minha meta no final do mês. O que devo fazer?
    Pois essa minha empresa, paga muito bem, paga melhor do que certos empregos concursados, porém todo mês eu fico insegura, pensando que vou ser demitida. Pois consigo fazer pós-pagos, mais dificilmente bato minha meta. Me ajude. Me explique algumas dicas de vendas ou como atrair meu cliente para minha operadora, mesmo sabendo que toda a família dele usa outra operadora?
    Me ajude. Espero contato. Obrigada

    André Cia respondido:
    maio 23, 2009 às 8:45 am

    Keylla, respondo por mail, ok? Calma que você irá reverter o quadro.

    Alexandre disse:
    maio 23, 2009 às 8:19 pm

    Boa noite!
    Estou enfrentando um medo terrível de investir em um novo negócio. Fui funcionário por muito tempo e sempre tive vontade de ter um negócio próprio. Como Protético, tinha segurança no que fazia pois tinha o “conhecimento” e qualificação necessários para atuar na função que, durante 11 anos foram meu norte. Apareceu a oportunidade de investir em uma confecção e, me lancei de cabeça pois, achava que, da mesma forma que tinha competência na prótese, teria no ramo de confecção. Resultado: quebrei feio!!! Achei que não seria tão complicado mas foi. Tudo que produzíamos era feito por funcionários e, o problema de falta de qualificação dos mesmos, nos trazia dores de cabeça. Reclamam da falta de oportunidades mas não se qualificam para suprir o mercado. Meu “conhecimento” do ramo era infimo em vista do que realmente precisaria para tocar o negócio. Tentei várias formas de dar continuidade mas, não vingou. Tenho consciência que o principal problema, estava na minha própria falta de qualificação para a empreitada. Passei por muitas humilhações inclusive por não poder honrar compromissos assumidos. Foram quatro anos insistindo. Depois de muito apanhar, aprendi muita coisa. Se o conhecimento que tenho hoje se fizesse presente desde o início, acredito que as coisas teriam tomado rumo bem diferente. Não pretendo retornar à protese pois a saída do ramo, também foi por escolha também, não pretendo continuar com confecção nem preocupado com a sazonalidade do ramo. Quero agora, buscar a produção de doces pois tenho muito gosto pela culinária que, inclusive, tem sido meu refúgio. Estou buscando aperfeiçoamento, mas, apesar de saber que, ao me dispor a dar inicio, estou começando outro negócio e isso me trava. Por mais que adquira conhecimento e comece por baixo (risco baixo)com pouco investimento, fico duvidando de minha competencia…

    André Cia respondido:
    maio 25, 2009 às 9:12 am

    Alexandre, não conheço as minúcias das áreas que você atuou, porém acredito que você aprendeu várias lições com seu último empreendimento. Sugiro uma procura ao SEBRAE, eles tem vários cases e metodologias para a criação de negócios. Quanto ao duvidar da competência, FORD fez carros do modelo A ao T, não desistindo ou desanimando durante o processo e sim aprendendo. Se ele tivesse desisitido na primeira falha ou duvidado de sua capacidade, com certeza ele não teria chegado onde chegou! Aprenda com seus erros e não duvide de sua capacidade, mas não seja inconsequente… planeje bem antes de executar.
    Todo o sucesso do mundo pra ti!

    Jadson Soares disse:
    maio 28, 2009 às 11:09 am

    Bom dia me chamo Jadson Soares,sou cantor tenho 2 cd´s gravados,e gostaria da sua ajuda para produzir mais as minhas vendas…obrigado…

    André Cia respondido:
    maio 28, 2009 às 8:25 pm

    Jadson, boa noite…
    Mande-me um mail, dicasdevendas@gmail.com … ok?
    Obrigado.

    regina claudia disse:
    julho 5, 2009 às 5:44 pm

    otimo

    regina claudia disse:
    julho 5, 2009 às 5:45 pm

    muito boom

    André Cia respondido:
    julho 6, 2009 às 10:21 am

    Olá Regina, muito obrigado!!!

    Barbara Moreira disse:
    setembro 29, 2009 às 2:32 pm

    Ola,nossa muito bom é o que eu estava procurando…..

    André Cia respondido:
    outubro 2, 2009 às 9:49 am

    Obrigado Barbara!!

    Doglas R. Godoy disse:
    abril 20, 2010 às 9:45 pm

    Oi! Assumi a supervissão de vendas de um distribuidor apartir de 1,99 e gostaria que vcs me dessem alguma dica de como motivar minha equipe , que hoje são 10 vendedores, os quais não teem experiencia no ramo.
    Desde já agradeço e aguardo o retorno.

    André Cia respondido:
    abril 22, 2010 às 9:14 am

    Douglas, parabéns pela sua promoção… Muito sucesso pra ti. Aqui no blog, se vc clicar na tag motivação tem vários posts…. há um livro 1001 maneiras de premiar seus colaboradores (Bob Nelson), esse livro lhe dará uma grande base… recomendo a compra.
    Sucesso pra ti!!!

Deixe um comentário

