R – Em Vendas

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E aí, como está sendo o mês para você? Estamos chegando quase na metade dele, está tudo indo dentro do esperado?

Bem, vamos a letra R em vendas.

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Representante de Vendas.

O representante por questões de sobrevivência deve se tornar um empreendedor. Ao aceitar representar uma indústria, loja ou produto, o profissional começa a agir em um território onde ele é a empresa, portanto, a imagem que a empresa tiver em relação ao público será a imagem do representante.Dica: Escolha bem a empresa/produto, que irá representar, será seu rosto e seu nome que estará vinculado a ela. Dica2: Não se satisfaça com o treinamento que a empresa lhe deu, busque mais informações, seus clientes irão querer mais informações antes de fechar com você. Dica 3: Conheça o “inimigo”, provavelmente outros representantes concorrentes terão interesse nos mesmos clientes, você precisa saber no que seu produto/serviço é superior aos deles.

Relacionamento.

Criar um relacionamento é favorecer a volta do cliente. É de vital importância que o vendedor se organize e tenha dados de seus clientes, não apenas dados comerciais, dados pessoais. Devemos entender o que o cliente gosta e lutar para estar em sua rede de relacionamentos! Dica: Comece um relacionamento com o cliente a partir da primeira compra, faça uma boa sondagem, colha e anote seu registro, faça um bom pós-venda, deixe-se sempre a disposição e tente, sempre que houver oportunidade, um contato.Dica2: Se seu cliente é uma empresa jurídica, utilize-se como ponte para que seus clientes comecem a fazer negócio entre eles.Dica3: Não quebre a confiança, relacionamentos são construídos com o tempo porém destruídos em um instante.

Reclamação.

É extremamente chato ouvirmos reclamações, principalmente se o pessoal da entrega falhou, ou se foi uma fatura errada para a casa do cliente, não é nossa obrigação… Mas é a nossa oportunidade! Ao recebermos e tratarmos as reclamações dos clientes conquistamos (na maioria das vezes) um respeito e confiança que geralmente não é dado a nenhum vendedor. As chances deste cliente, ao ter seu problema valorizado,resolvido e reparado de uma maneira profissional se tornar um freguês (seu e não da empresa) são altas, pois você se torna “a pessoa que resolve”!!
Dica:
Para tratar com reclamações:
Vá com o cliente para um local reservado. (assim ele pode até se alterar, mas não comprometerá as operações da empresa).
Deixe ele falar, não o interrompa. Anote o que é importante.
Entenda verdadeiramente o problema, se necessário pergunte.
Não prometa nada, a não ser falar com as pessoas responsáveis. (Se for possível fale naquele momento e esclareça a situação, não sendo, informe ao cliente que precisará de tempo)
Colha dos dados do cliente e entre em contato no dia e hora marcados com o próximo passo.
Caso não seja possível atender a reclamação do cliente, seja honesto, se desculpe em nome da empresa e desconsidere possíveis ofensas.
Caso seja possível atender a reclamação do cliente, faça um contato alguns dias depois de já resolvido, como um “pós-venda”.

Resultado.

“Contra fatos não há argumentos”… “Os números não mentem”… “Vendedor não tem passado”…
Vender é uma profissão de resultado, nossos números são os mais claros de toda a organização, essa é a verdade e temos que aceitá-la. Se seus resultados estão baixos, busque ajuda (ou outro emprego). Se seus resultados estão dentro do esperado, trabalhe duro para aumentar. Se seus resultados estão acima do esperado, trabalhe duro para manter! Dica: Resultados dificilmente aparecem sem trabalho, porém trabalhar não é correr como um louco, é fazer as coisas certas, na hora certa com pessoas certas. Planeje antes de executar, tire de sua rotina tudo que lhe toma tempo sem dar resultados e, por favor, não se coloque em posição de vítima caso as coisas não estejam dando certo, reaja.

Bons Negócios e Muitas Vendas!!

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7 comentários em “R – Em Vendas

    Tatiana Rezende supervisora vendas disse:
    junho 11, 2009 às 9:40 am

    Pra ser um bom vender é preciso, acreditar no que se vende.
    Ter o conhecimento do produto.
    Saber abordar.
    E gostar do que faz……

    André Cia respondido:
    junho 12, 2009 às 8:37 am

    Olá Tatiana.
    Concordo em número, gênero e grau, estes “fatores” são primordiais para a formação de um bom vendedor. Mas na sua opinião, somente isto basta? Não é interessante para o vendedor saber fechamentos, negociar, classificar o cliente, entender o modo de compra do cliente, estar motivado e saber se motivar?
    Muito obrigado por sua opinião, se possível gostaria de continuar a conversa.
    Sucesso!

    lucio peixoto disse:
    junho 12, 2009 às 10:21 pm

    Todo vendedor trabalha com resultado e para ter um resultado positivo ele têm que ter um excelente relacionamento com os seus clientes, pois em vendas cliente hoje écliente , amanhã é amigo. Eu tenho vários amigos em minha carteira de clientes. Para se ter resultado é fundamental gostar do que faz , pois quem gosta do que faz , trabalha com prazer. vendedor têm que gostar de gente, gostar de conhecer pessoas e se relacionar bem com elas.

    Luana disse:
    julho 14, 2009 às 9:46 pm

    Ser vendedor é gostar do que faz,e ter administracao sobre cada venda,é se preocupar se aquela venda vai virar ou nao!Ser vendedor é estar sempre ao alcance de mais,é ser anbicioso e ter determinacao!ser vendedor é mostrar para os clientes que o produto que esta vendendo é o melhor…

    André Cia respondido:
    julho 15, 2009 às 6:21 pm

    Luana, obrigado por contribuir!! Muito sucesso pra ti!

    Cíntia Viana disse:
    janeiro 25, 2010 às 11:46 am

    Prezados Boa Tarde,

    Sou vendedora de materiais ccontra incendio, trabalho tanto com fornecimento de materiais e serviços.Ganho 4% de comissão sobre tudo que vendo, as minhas vendas são todas por tlefone, me considero uma vendedora nota 8, o que posso fazer para dobrar minhas vendas?

    André Cia respondido:
    janeiro 25, 2010 às 3:38 pm

    Olá Cíntia.
    Qualquer resposta que eu lhe dê, vai ficar na “esfera” da suposição… aumentar em 100% suas vendas, é possível, porém você precisará primeiro aumentar de 1% em 1% até chegar aonde quer… pergunte-se, onde você acha os prospects? Qual a sua taxa de fechamento? Qual o tempo médio para que uma venda seja concretizada? Quantos contatos você precisa para fechar? Tenho algum parceiro comercial que pode me ajudar?
    Quanto maior o número de perguntas que você faça a si mesma, maiores as chances de você descobrir pequenas mudanças ou implementações que se realizadas, farão seu patamar de vendas aumentar… é um trabalho árduo, porém lucrativo… Deixe-me lhe perguntar…sabendo que não há mágica, que a procura por soluções e melhorias requer trabalho, criatividade e muito senso crítico, você irá realizar esse trabalho (perguntas e busca pelas respostas) para aumentar suas vendas?

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