I- Em Vendas

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Quase reta final de março, e então? Como está sendo este mês para você?? Tem gente feliz da vida com os resultados deste mês, tenho conhecidos que estão quase berando ao desespero.. Bem, vamos falar de duas coisas para dar um “UP” nesta semana e meia final. As duas com início em I.

  • Iniciativa.
  • Indicadores.

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Iniciativa– Há uma verdade, que ao meu ver é absoluta, “Vendedor sem iniciativa é vendedor por pouco tempo”.

Mas o que é Iniciativa? Na minha opinião, é: Tomar a frente e fazer o que tem de ser feito abrindo mão de conforto e de rotina.

Infelizmente há sentimentos e sensações que se interpõe entre o momento de tomada de decisão e a execução.

Medo: Situações que exigem o confronto ou experimentações novas podem causar um desconforto, as vezes tão grande, que podemos chamar de medo. DICA: Imagine-se depois de passar por esta situação no melhor cenário possível.
Timidez: Há pessoas que sentem um desconforto ao conversar com pessoas na primeira vez. DICA: Eu, como um bom tímido, visto um personagem que NÃO É ao encontrar com clientes, procuro ouvir mais do que falar, mantenho um contato visual e procuro reconhecer nestes clientes traços físicos ou psicológicos de pessoas que já conheço.
Pessimismo: Pensar que o pior pode acontecer é uma profecia auto-realizável. Aquela máxima: “Reze pelo melhor mas espere o pior”, pode funcionar para outras profissões, não para a nossa. DICA: Tenha mais auto-confiança!!
Preconceitos e Pré-conceitos: Preconceitos e Pré-Conceitos são idéias formadas geralmente de maneira errônea sobre pessoas e situações. P. ex: Não é por que uma abordagem deu errado uma vez que sempre dará errado. DICA: Nem todas as pessoas são iguais, nem todas as situações são iguais e nem todos os resultados serão iguais.
Preguiça: DICA: Levante e faça antes que outro faça por você e fique com seu salário.
Mal humor: Um dia com o pé-esquerdo não é uma catástrofe, mais de uma vez na semana É. DICA: Quando não tiver trabalhando, DIVIRTA-SE. Cuide do corpo e da mente. Nenhum bom-humor sobrevive se você ficar se pressionando todo o tempo.

Indicadores: Vendedor tem que ter metas. Metas tem que ter indicadores. Indicadores tem que ter dados atualizados. Dados atualizados tem que ter quem os atualize. Aqui geralmente entram os gerentes, supervisores etc. Acredito piamente que ao vendedor assumir a responsabilidade de marcar os seus dados tendo acesso ao seus indicadores este vendedor se torna mais consciente de seus pontos-fracos e consegue se superar.

Estudo de caso: Neste mês de março resolvi criar um comparativo, para isso selecionei duas equipes que lidero, vamos chamar de equipe Verde e Amarela.

Equipe Verde: Taxa de fechamento de 78%. 152% da meta alcançada em 17 dias. Na equipe Verde cada vendedor atualiza seus atendimentos e fechamentos tendo o resultado em tempo real de seu fechamento, quantidade de vendas, quantidade de vendas perdidas, colocação no ranking. Há uma reunião diária para se falar dos índices.Histórico: A equipe verde, historicamente,  mal atingia suas metas no final do mês.

Equipe Amarela: Taxa de fechamento de 44%. 68% da meta alcançada em 17 dias. Na equipe Amarela o gerente atualiza os dados. A equipe é chamada para uma reunião diária a fim de se discutir os índices. Histórico: A Equipe Amarela, historicamente, atingia suas metas com um pouco de folga, nos últimos dias do mês.

DICA: Comece a cuidar dos teus indíces. O simples controle diário lhe fornece informações que podem alavancar suas vendas.

Bons Negócios e Muitas Vendas!!

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