G – Em vendas

Postado em Atualizado em

Já ouvi várias vezes que, quando você entra em uma negociação e não desiste (nem seu adversário) há quatro soluções possíveis:

chess

Ganha-Perde: Quando você ganha e seu “adversário” perde.(1)
Perde-Ganha: Quando você perde e seu “adversário” ganha.(2)
Perde-Perde: Quando os dois perdem.(3)
Ganha-Ganha: A situação ideal, os dois ganham com a venda(4)

A situação (1) geralmente ocorre quando há a empurrologia, quando o vendedor empurra um produto ou serviço que não agregaram nada à vida do cliente, este é um pecado que geralmente vendedores que não conhecem bem seus produtos ou o cliente cometem. Faça uma boa sondagem, defina JUNTO com o cliente produtos ou serviços de interesse de ambos e evitará o ganha-perde.

A situação (2) ocorre quando damos descontos excessivos para garantir uma venda. Essa falsa vitória (VENDER, mas com prejuízo) enfraquece a empresa em que trabalhamos e nossa imagem como vendedor. Evite esta situação valorizando ANTES do cliente o seu produto. Saiba seus benefícios e venda, o valor dele SEM DESCONTO é o justo e o cliente deve compartilhar desta opinião.

A situação (3) acontece quando definimos o produto errado e para “empurrá-lo” para o cliente, damos aquele desconto e ele, comovido (ou constrangido), acaba comprando nosso produto ou serviço. Esse tipo de venda é aquela que dá prejuízo e faz com que o cliente nunca mais compre conosco.

A situação (4) é a que desejamos. Tudo começa com uma boa pré-venda, onde conhecemos características e benefícios de nossos produtos ou serviços, então fazemos uma boa sondagem para conhecer nosso cliente para oferecer aquilo que o mesmo precisa (MESMO QUE NÃO SAIBA), então entramos na negociação acreditando que o valor é mais que justo e vendemos sem nenhum ou com o mínimo desconto possível. A venda é efetuada com lucro, o cliente sai satisfeito e pretende retornar em sua próxima necessidade. Esta é a situação ganha ganha, a situação em que cada venda é realizada com margem de lucro e possibilidade de venda adicional.

Bons Negócios e Muitas Vendas!!

Anúncios

Um comentário em “G – Em vendas

    Gabriele disse:
    maio 1, 2010 às 10:09 pm

    Estava a procurar no Google dicas sobre vendas pois, desejo me aperfeiçoar na area… encontrei seu alfabeto!! Adorei, está me ajudando muito e estou passando adiante. Muito obrigada!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s