Motivação – O vendedor que entendeu e atendeu!

Postado em

Há muito tempo atrás, havia uma vila com pouco mais de 1000 habitantes. Era uma boa vila para se morar, se você gostasse de trabalhar com plantas ou animais. A “cidade grande” ficava a mais ou menos 2 horas de carroça, 5 horas se estivesse chovendo.

As pessoas que lá viviam, estavam acostumadas com aquela simplicidade, com aquela rotina. No mês de dezembro daquele ano, um dos moradores recebeu seu sobrinho em casa após o falecimento de sua irmã e cunhado. O jovem não gostou nada da cidade, não tinha nada para fazer, nada…

Aos poucos o jovem foi sendo conhecido por todas as pessoas naquela vila, que não eram muitas. Mas sempre de mal-humor, as vezes causando até problemas. Seu tio então, que tinha pouca cultura, mas era procurado por outros agricultores para ajudar a vender sua colheita, observava que o menino passava o dia inteiro sozinho,  sentou-se numa tarde com o sobrinho e lhe disse:

-Marcelo, como ‘tá’ de amizades?
– Ah tio, tá f…., o pessoal daqui é muito diferente dos meus amigos.
– Deve fazer falta sua turma, do que você sente mais falta?
-Pô tio, de tudo!! Dos papos, das meninas, lá a gente falava a mesma lingua.
-É aqui o povo é mais ‘simprão’. Na sua turma, quem era o que mais as pessoas ouviam?
-Bem… se eu falar que era eu, estou mentindo.
-Mais você queria que fosse você, né?
-Claro que sim, né tio, todo mundo quer que as pessoas as ouçam.
-É verdade Marcelo, todo mundo quer, inclusive acredito que todo mundo da vila ia ouvi o que você tem pra falar da cidade grande, do que você viu, acho até que as meninas iam adorar você e os meninos iam querer ser seus amigos. De repente você podia até me ajudar nas vendas.
-Acha mesmo, tio?
-Acho sim, sobrinho, mas você tem que ter a coragem de contar pras pessoas o que você sabe, o primeiro passo tem que ser seu.

Já em janeiro, o tio observava Marcelo rodeado de amigos e de amigas, numa vida que não trocaria por nada. Depois de alguns anos, o sobrinho, agora ele vendedor não mais da pequena vila, perguntou ao tio, o que ele fez para melhorar tanto a vida daquele sobrinho revoltado. O tio em sua simplicidade respondeu “Eu entendi o que você precisava e dei um jeito de atender, sabia que você precisava de uma horta, te vendi sementes e te mostrei como plantar, é uma das coisas que faz um vendedor de colheitas”

chapeu-de-palha

Não é mais fácil vender se você entender o que o cliente quer?

Bons Negócios e Muitas Vendas!!

16 comentários em “Motivação – O vendedor que entendeu e atendeu!

    Tiago Reis disse:
    novembro 20, 2008 às 1:27 pm

    Gostei do seu blog, parabéns.

    André Cia respondido:
    novembro 21, 2008 às 8:28 am

    Muito obrigado Tiago!

    claudia disse:
    maio 3, 2011 às 10:45 pm

    ola.sou vendedora numa loja de telefonia movel.vendo planos de celular e internet.no inicio,conseguia vender mais planos,agora minhas vendas cairam.eu tava sempre em 1º lugar da equipe em tudo,agora entrou uma novata que me ultrapassou nos planos de celular.nas outras vendas,continuo a frente.mas me chefe faz questao das vendas dos planos pos.o que mais conta pra ele sao esses planos pos e de internete.descobri que o jeito dela me irritava,porque ela tem personalidade parecida com a minha,forte.e tambem porque ela me ultrapassou nas vendas pos.o que faço para voltar a vender bem?onde estou errando?a area da telefonia é sempre muito estressante,porque lidamos todos os dias com a insatisfaçao dos clientes,que chegam ao ponto de nos irritar.fiquei desmotivada.nao consigo achar o motivo pra isso.tenho 40 anos e desde os 18 trabalho no comercio.na minha idade,enfrento a concorrencia com funcionarios mais jovens,sou a mais velha da minha equipe.nao aparento a idade,mas começo a nao ter mais tolerancia pra certas coisas.acho que estou cansada de tudo isso.mas que saida?obrigada.um abraço!

    André Cia respondido:
    junho 6, 2011 às 4:18 pm

    Claudia, você já sabe qual é o problema, não sabe?

    Muitos excelentes profissionais perdem seus postos, seus empregos, suas reputações não por incompetência, mas sim por que perderam a paixão e não a recuperaram.

    Se apaixone pelo seu negócio ou procure outro, essa é a saída minha amiga…

    Sucesso e estarei torcendo por você.
    André

    Cristiane Pellizer disse:
    julho 4, 2011 às 8:34 pm

    Sou corretora de vendas iniciante,estou com dificuldades pra vender e isso esta me causando muitos conflitos internos, tenho vontade de lagar td, mas ao msm tempo quero muito dar certo nesta profissão!! Me ajude …bjus

    André Cia respondido:
    julho 28, 2011 às 8:34 am

    Cristiane, olá!
    Quando você começou a aprender a andar (embora não se lembre) você também teve muitas dificuldades e continuou.
    Acho que quando sua 1ª professora começou a alfabetizá-la, também não foi fácil, mas você continuou.
    A área de vendas, também não é fácil, tem macetes, manhas, conhecimento técnico e conhecimento de pessoas, e assim como andar e escrever, é algo que se aprende!!
    Continuar ou não é uma decisão pessoal, mas há material para estudo, então aprenda (pois você já aprendeu a aprender) e siga em frente (pois você já aprendeu a andar!)
    Sucesso e muitas vendas!!
    André Cia

    lucas fonseca disse:
    agosto 30, 2011 às 7:47 pm

    Nossa seu blog foi para mim muito proveitoso adorei se você mais destas motivações poste por favor !!

    Desde já agradeço.

    André Cia respondido:
    setembro 1, 2011 às 12:58 pm

    Obrigado Lucas!
    Sucesso pra você!
    André Cia

    Lessa disse:
    setembro 6, 2011 às 3:52 pm

    Oi!!! Trabalho a tres anos com vendas. Mas agora estamos enfrentando muita concorrência com o preço bem mais baixo. Não sei o que fazer para atrair os clientes.Esse mês estou em último lugar nas vendas e isso me demotiva a cada dia, e a cada dia estou vendendo menos. Preciso de ajuda!

    André Cia respondido:
    setembro 12, 2011 às 9:36 am

    Olá Lessa.
    Encontramos, geralmente, 3 tipos de abordagem aos clientes.
    Preço – Onde o cliente compra por que o produto é mais barato.
    Qualidade – Onde o cliente compra por que o produto é mais durável, eficaz, etc.
    Nichos – Onde o produto atinge um determinado segmento de clientes que se identificam.

    Se você não pode concorrer com preço, você deve focar na qualidade de seus produtos ou procurar nichos específicos… procure um livro chamado ” A estratégia do oceano azul”, com certeza vai lhe ajudar!
    Sucesso, ÂNIMO e muitas vendas!!!
    André Cia

    leidiane disse:
    janeiro 24, 2012 às 1:17 pm

    Muito bom, vai me ajudr muito na minha equipe

    André Cia respondido:
    janeiro 31, 2012 às 11:15 am

    Obrigado Leidiane.
    sucesso pra você e sua equipe.
    André Cia.

    ramon disse:
    agosto 15, 2012 às 6:53 pm

    Gostaria de receber dicas de vendas para que possa aumentar as vendas da minha equipe.

    emillysilvadamolina disse:
    agosto 21, 2012 às 3:44 pm

    Parabéeennnns ! ”Sabia que você precisava de uma horta, te vendi sementes e te mostrei como plantar, é uma das coisas que faz um vendedor de colheitas”

    André Cia respondido:
    setembro 21, 2012 às 1:45 pm

    Emily, adorei seu comentário!!!
    Obrigado!
    André Cia

    André Cia respondido:
    setembro 21, 2012 às 1:48 pm

    Ramon, só acessar o blog.
    Sucesso e boas vendas.
    André Cia

Deixe um comentário

