Criatividade em Vendas – como desenvolver a sua?

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Todos sabemos que há diversos tipos de clientes, inclusive aqueles que possuem aquelas objeções “maravilhosas”, que nunca imaginamos antes… nós vendedores temos que estar preparados para objeções, até para as inesperadas… Mas, como “esperar o inesperado?”

Sendo criativos!! Pensando no nosso produto ou serviço de uma maneira não usual, satisfazendo assim a necessidade do cliente.

Tem uma velha estória que conta que um grupo de executivos, muito preocupado com o encolhimento do mercado de pastas de dentes (o ramo que eles trabalhavam) estavam em uma reunião que já durava dias, a moça do cafézinho que já havia entrado muitas e muitas vezes para servir os executivos arriscou a sorte e disse:
“Será que eu poderia dar uma sugestão?”
O executivo mais velho, com um sorriso sarcástico diz: “Bem, nós que somos formados nas maiores universidades do mundo, não chegamos a uma conclusão, acredito que você também não achará, mas pode falar.”
Sem graça, a moça respirou fundo e falou, sem gaguejar. “Se vocês querem vender mais pasta de dente é só abrir um pouco mais o buraco por onde ela sai, assim acaba mais rápido e o pessoal vai ter que comprar mais!”
E assim foi feito!

As vezes as soluções (leia-se vendas), dependem de pensar “fora da caixa”.

Abaixo coloco um exercício que o fará imaginar situações diferentes para vários produtos, é um exercício um pouco estranho para quem não está acostumado, mas ele estimulará áreas de seu cérebro ligadas a criatividade e resoluções de problemas, tente, você não tem nada a perder e muito a ganhar!!

EXERCÍCIO para criatividade.

1-Escolha 5 objetos que estão a sua volta neste momento, anote o nome deles em uma folha de papel. (só depois de feito isto passe para o passo seguinte)

 

2- Escreva para cada objeto, 5 utilidades não usuais. O objeto pode ser desmontado quando possível.
Exemplo: Um relógio de parede poderia ser usado como bandeja, peso de papel, transferidor, e seus ponteiros podem ser utilizados com pequenas réguas e agulhas.

3-Procure gastar no máximo 1 minuto em cada objeto.

Se praticado, como tudo na vida, ficará bem mais fácil e com esta nova “habilidade” instalada, na hora que seu cliente fazer aquela objeção, você terá muito mais ferramentas para fechar a venda!

Bons Negócios e Muitas Vendas!!

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38 comentários em “Criatividade em Vendas – como desenvolver a sua?

    Andréia disse:
    maio 21, 2009 às 10:31 am

    É HITÓRIA e não ”ESTÓRIA”
    SUAS DICAS SÃO MUITO BOAS MAS ERROS ORTOGRÁFICOS NÃO DÁ NÉ?
    RSRSRSRS…

    André Cia respondido:
    maio 21, 2009 às 12:30 pm

    Andréia,
    Acredito que tenha deixado passar vários erros ortográficos em textos, tenho tido pouco tempo para postar e conferir o digitado, porém, neste caso “estória” não é erro. A palavra está escrita de forma correta e tem seu uso concordando com o contexto.
    “História” é relacionado com algo que realmente aconteceu enquanto “Estória” a algo imaginado, algo que não aconteceu, como foi o caso da dica.
    O seu erro é comum e corriqueiro, não se preocupe. Só gostaria de registrar que achei indelicado o “RSRSRSRS..” no final de seu comentário, mas creio que foi uma maneira de diminuir o impacto que uma “correção” causaria em alguém que escreveu errado, não uma forma de “tirar sarro”, certo?
    Obrigado pela visita.

    JERRI WITAM MARTINS disse:
    junho 10, 2009 às 5:56 pm

    Meu nome é Jerri Witam Martins , gostaria muito que dessem uma sugestão sobre como vender um apartamento na planta fiquei conhecendo um que em 5 meses vendeu 50 apartamentos sendo

    André Cia respondido:
    junho 12, 2009 às 8:38 am

    Jerri, mande um mail para dicasdevendas@gmail.com, ok?
    Obrigado.

    fhelipe turati disse:
    junho 30, 2009 às 12:24 pm

    se for pra corrigir.. corrija certo!
    heHEHE
    é História ou Estória.. nao HITORIA! ¬¬

    Michele Gomes disse:
    outubro 14, 2009 às 10:23 am

    Adorei as dicas, são fundamentais não só para ajudar nas vendas, mas tem tudo a ver com nosso dia-a-dia. Sou operadora de telemarketing na área de emprestimos e gostaria de ter dicas para quebra de objeçoes dos clientes, uma forma de argumentação mais convencente. Obrigada

    André Cia respondido:
    outubro 14, 2009 às 12:32 pm

    Olá Michele, muito obrigado!
    Quais são as objeções mais comuns que você ouve?

    Fabíola disse:
    dezembro 15, 2009 às 12:17 pm

    Olá… adorei as dicas.. e como a Michele trabalho com empréstimos (INSS), porém não tenho muita experiência no TMK. Ocorre que tenho um bom desenvolvimento na venda diretamente no escritório, porém pelo telefone não tenho sucesso. Como falei, pessoalmente desenvolvo bem, tenho carisma, atenção, conhecimento e inclusive produtos diferenciados. Enfim, fecho minhas metas pessoais… você teria algum material referente ao assunto… ?
    Tomei a liberdade de mandar cópia deste cometário para seu e-mail.

    Grata.

    Julia disse:
    dezembro 28, 2009 às 2:16 pm

    Adorei o tapa de luva dado em Andreia…toma d
    distraída, assim vc procura se informar melhor das correções ortográficas.

    André Cia respondido:
    janeiro 5, 2010 às 1:36 pm

    Fabíola, olá… desculpe a demora para responder… (férias)
    Um livro de televendas que lí e achei interessante foi “Como vender por telefone: atender bem é uma coisa, vender é outra” César Frazão.
    Um outro para estar com a motivação lá em cima é “Do fracasso ao sucesso em vendas” Frank Bettger.
    Excelente 2010 pra ti.

    André Cia respondido:
    janeiro 5, 2010 às 1:45 pm

    Julia, confesso que eu mesmo já achei vários erros de português quando escrevia, principalmente com pressa… não acho ruim quando me corrigem, até por que eu autorizo todos os comentários daqui e autorizei o dela, mas alguns modos não fazem com que eu fique mais feliz…
    Obrigado por comentar.
    Feliz 2010..

    Valeria Artigas disse:
    maio 3, 2010 às 3:32 pm

    Olá, trabalho em uma industria que fabrica luminárias,a abordagem é muito parecida com o famoso “tirar pedido”,pois dependemos do estoque do nosso cliente,como posso mudar esta abrodagem para alavancar as vendas??Preciso de uma dica..

    Grande abraço

    André Cia respondido:
    maio 3, 2010 às 4:08 pm

    Olá Valéria, mande-me um e-mail, um pouquinho mais detalhado, com o seu problema… dicasdevendas@gmail.com. Abraço. André

    Dércio de Brito disse:
    junho 5, 2010 às 3:38 pm

    Olá, estudo Gestão Comercial e Marketing e gostei dos comentarios, e um aspecto me chamou muito atençaõ uma das aulas foi o das Objeções… quero saber como lidar com isso num contesto real, o que fazer? como se comportar? Se poderes me dar algumas dicas agradeceria imenso.
    Dércio- Angola

    André Cia respondido:
    junho 5, 2010 às 4:39 pm

    Olá Dércio. Infelizmente não há uma forma simples ou rápida de se tratar todas as objeções… a maioria delas exige agilidade mental do vendedor para poder contornar, MAS tome como regra, manter a cabeça fria e não levar a objeção para o campo emocional… trate-a com o seu lado racional….Farei um tópico com este assunto… Se me permite indicar um livro, leia A Bíblia de Vendas, Jeffrey Gittomer. Há muito material referente a isto e creio que você encontrará ai na Angola. Sucesso!

    Karen disse:
    outubro 27, 2010 às 6:13 am

    Bom dia André, aproveitando sua vasta experiencia em vendas, sabe como ajudar uma mocinha desisperada para “vender um produto impossivel”?
    Sabe aqueles tipos de dinamicas que tem vender algo jamais visto, ou sem utilidade?
    Pois bem, me Reupimi (inglês perfeito, rsrs)

    André Cia respondido:
    outubro 27, 2010 às 10:44 am

    Oi Karen, eu “Reupi iou” (rsss…)
    Nestas dinâmicas o profissional que conduz geralmente estará atento a 3 pontos (2 individuais [ Criatividade e maneira como consegue apresentar]e 1 coletivo [liderança, fazendo com que outros aceitem sua idéia).

    Há dois modos de você “Vender” o produto. (a)Dando um uso novo e inusitado ou (b)transformando o produto em algo único.

    (a) Examine as características do produto e tente associar a outro uso. P.ex: Um copo de plástico sem fundo pode ser usado em um escritório como porta-canetas ou como um suporte para não queimar os dedos qdo se pega bebidas quentes(copo de café) em casa para uma mulher pode ser usado como um organizador de pulseiras….. a idéia é colocar o produto em outros usos, entende?

    (b) Coloque o produto com defeito em uma cena que valorize-o… P.ex: “Consegui essa caneta sem tinta com um amigo que trabalhava pra “algum escritor famoso que morreu”, ele usou pra escrever “o livro famoso dele”… a tenho fazem “x anos”… hoje eu vou vendê-la, pelo lance mais alto… começando por R$500,00. ”
    A idéia é fazer com que o produto seja valorizado…

    Karen, espero ter lhe dado uma ajuda…
    Sucesso na dinâmica.
    André

    jamily disse:
    fevereiro 15, 2011 às 10:30 pm

    Boa noite André,sou vendedora externa, pode acreditar voce me ajudou e muito gostaria de mais dicas de vendas sempre é bom ter mais conhecimentos bjos ate logo!

    André Cia respondido:
    fevereiro 16, 2011 às 1:18 pm

    Jamily, temos uma boa quantidade de dicas aqui no blog, fique a vontade para estudá-las!!!
    Sucesso e muitas vendas!
    André Cia

    pamela disse:
    maio 31, 2011 às 12:41 pm

    Olá André, sou vendedora e suas dicas tem sido muito importante no meu dia a dia, gostaria que me ajudasse, tenho algumas peças que estão encalhadas e preciso vende-las como pode me ajudar???

    André Cia respondido:
    junho 6, 2011 às 4:36 pm

    Pamela obrigado.

    Bem, se as peças estão encalhadas ou:
    (a) estão escondidas.
    (b) não estão na moda.
    (c) os clientes acreditam que o preço está maior que o valor.

    Se (a), então coloque-as em exposição.
    Se (b) ou (c), faça as contas se é mais vantajoso ficar com elas em estoque ou se compensa (e não dará prejuízo) abaixar um pouco o valor.
    Sucesso!
    André

    Douglas disse:
    outubro 30, 2012 às 12:09 pm

    Isso se aprende no ensino fundamental: História são os acontecimentos reais, já estória são invenções, contos de fadas, aquilo que não ocorreu. Pessoas ignorantes!!!!

    André Cia respondido:
    novembro 6, 2012 às 2:12 pm

    Não me lembro a série, mas é por aí Douglas.
    Sucesso!
    André Cia.

    Diogo disse:
    novembro 27, 2012 às 3:49 pm

    Gostaria de parabeniza-lo.
    A vossa resposta dada ao comentário de Andréia sobre “estória estar errado” foi elogiável, atitude digna de um bom vendedor. Primeiro, você foi humilde em assumir que comete erros. Procurou ver de uma maneira positiva o comentário, e com base nessa visão, demonstrou empatia por corrigi-la de modo compreensível. Até a parte dos risos você encarou de maneira adequada. Está ai um bom exemplo de como encarar objeções!

    André Cia respondido:
    novembro 28, 2012 às 12:15 pm

    Olá Diogo!
    Muito obrigado!!!
    Abraço.
    André Cia.

    jessica disse:
    janeiro 16, 2013 às 4:13 pm

    Andreia, boa tarde, me explica como vc venderia um sentimento ruim (raiva, inveja, etc..) em uma dinamica em grupo.
    grata
    jessica

    André Cia respondido:
    janeiro 25, 2013 às 12:32 pm

    Oi Jessica!
    Achei sensacional a dinâmica.
    Bom, vamos lá… todos os sentimentos (até mesmo os ruins), podem ter algumas utilidades e assim eu começaria a minha venda.
    Pra ficar mais fácil vou colocar um breve “script”
    “Olá pessoal, estou aqui para vender a raiva.
    Pode parecer que não é muito útil, porém, se analisarmos direitinho… quantas pessoas a raiva ajudou a superar momentos onde elas eram constantemente humilhadas? A raiva tbm nos dá aquela energia extra pra sair da zona de conforto e se utilizada corretamente, é um excelente motivador para quando precisamos passar na frente de nossos concorrentes, afinal de contas, não dá raiva perder o primeiro lugar de vendas pra outra pessoa?”.
    “A raiva pode ser administrada nas seguintes situações:
    -Quando vc precisa de coragem para mudar algo que a paciência não resolveu.
    -Quando se sentir menosprezado pela concorrência.
    -Quando lutar for a única opção possível.
    -Quando tiver acumulado tristeza demais em vc e a raiva possibilitar que vc tenha forças para se levantar e viver sua vida intensamente.”

    Sucesso na dinâmica Jessica, depois comente aqui como foi!
    André Cia.

    RONALDO disse:
    março 18, 2013 às 9:38 pm

    somos todos capazes de envolver nossos clientes ou seja persuadir-los e descobrirmos o que pensam e o que querem somos vendedores de sonhos e o cliente compra por si mesmo ok

    Luciana disse:
    março 22, 2013 às 4:19 pm

    Boa tarde, André tudo bem . . .
    Adorei seu blog, as dicas são ótimas. Trabalho em uma empresa a 3 anos e sempre vendi prestação de serviço. Agora estou iniciando para vender o produto (veiculos com foco em semi-novos) se puder me mandar dicas ficarei muito grata.
    Abraço
    Luciana

    jussara disse:
    abril 4, 2013 às 7:30 pm

    boa noite,,andre gostei demais do blog.
    gostaria de ajuda para captar pacientes de um consultorio dentario
    aqueles que abandonaram,terminaram e precisam de revisao e aqueles que fizeram orçamento e nao vierem para as consultas
    obrigada

    André Cia respondido:
    maio 3, 2013 às 4:39 pm

    Jussara, olá!
    Alguns clientes são atraídos pelo que vão ganhar, outros pelo que vão deixar de perder.
    Mostre a economia que manter o tratamento em dia gera ao cliente e o ganho em relação à beleza por ter dentes perfeitos.
    Uma boa pergunta é… “Sr. João, vc tem orgulho do seu sorriso? Gostaria de ter?”

    Sucesso Jussara.
    André Cia

    André Cia respondido:
    maio 3, 2013 às 4:43 pm

    Olá Luciana.
    Sucesso em seu novo negócio!
    Quando vamos comprar carros, gostamos de nos sentir bem dentro dele, que tal fazer seu cliente experimentar?
    Boas vendas!
    André Cia.

    André Cia respondido:
    maio 3, 2013 às 4:46 pm

    Ronaldo,
    respeito a sua opinião, tenho uma um pouco diferente.
    Acredito que podemos persuadir, orientar, mostrar e até ter uma breve intuição sobre o que o cliente pensa, mas saber o que pensa exatamente… só o professor Xavier.

    Obrigado por comentar.
    André Cia.

    Júlia Evelyn disse:
    junho 6, 2013 às 12:39 pm

    Estou lendo essa matéria agora! vc tbm Andréia! nao é HITORIA KKKKKKKKKKKKK é história! kkk é bom rir do erro dos outros? e Estória está certo sim.. procure o significado entre as duas palavras! Boa tarde!

    Loise disse:
    junho 28, 2013 às 2:37 pm

    Oi, André,
    Boa tarde,

    Gostaria de saber como faço para convencer alguém a comprar uma janela invisível.

    André Cia respondido:
    julho 1, 2013 às 8:38 am

    Oi Loise!

    Veja o que postei hoje, coincidentemente falamos sobre uma dinâmica sobre como vender objetos de formas diferentes! http://blogdicasdevendas.com/2013/07/01/dinamica-de-grupo-objetos/

    Sucesso e boas vendas!!
    André Cia.
    PS: Eu venderia OU como uma janela para colocar em restaurantes classe A para que os clientes pudessem ver os chefes trabalhando OU em resorts a beira do mar para que os clientes pudessem ver a paisagem sem se preocupar com vento, areia ou chuva. Nos dois casos eu colocaria o valor agregado BEM alto.

    Daniele disse:
    setembro 6, 2013 às 12:26 am

    Oi André.
    Estou precisando de umas dicas para vender dinheiro(rs)
    Trabalho em uma empresa de emprestimos e tenho metas a cumprir e estou precisando atrair clientes novos como faço pra conseguir isso?
    Tenho o Telemarketing como ferramenta, mas não sei muito como abodar o cliente via telefone e convence-lo a vim até a loja.
    Grata

    André Cia respondido:
    setembro 16, 2013 às 12:18 pm

    Olá Daniele!

    Que tal vender a compra do carro novo? A quitação de uma conta? A nova máquina de lavar? Aquela TV Novinha!!
    Televendas onde o cliente deve ir até o local da compra exige esforço, dedicação e principalmente proximidade! Traga o cliente para próximo de você, se torne aquela amiga com quem o cliente pode querer desabafar e falar das dificuldades ou sonho.
    Não espere que o cliente vá no primeiro convite, poucos irão… Persista e terá sucesso.
    Boas Vendas.
    André Cia.

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