Motivação – Ensinando a pescar (2)

Postado em Atualizado em

Manter-se motivado o dia todo, todos os dias, é uma tarefa árdua, digna de um campeão. Mas não é isso que desejávamos quando éramos pequenos, ser campeões, vencedores e pessoas de sucesso? Não é o que desejamos hoje também?

8271301

No post ensinando a pescar, ensinei a técnica dos post-its, há uma outra técnica que vamos aprender agora, muito simples e que você pode começar a aplicar agora!! A técnica consiste em perguntar-se o que é importante naquele determinado momento, forçar uma resposta positiva, forçar uma outra pergunta num estado mais positivo, forçar outra resposta positiva, mais uma pergunta positiva e responder (agora você não precisará mais forçar) de forma positiva.

Ou seja, pergunte-se 3 vezes e responda as suas perguntas de formas positivas. Exemplificando vai ficar mais fácil a compreensão:

Ex1:

P1– Por que tenho que agüentar este cliente chato?
R1-Por que o dinheiro dele é tão bom quanto dos outros, até melhor por que mostrou que eu tenho garra! (lembre-se de ser positivo)
P2-Compensa realmente eu ter mais esta vitória? (pergunta em tom positivo)
R2-Claro que compensa, são através destas vitórias que minha carreira vai decolar! (resposta positiva)
P3-Acumulando estas vitórias e minha carreira decolando, como eu vou me sentir? (pergunta positiva)
R3-Maravilhosamente BEM!! (Resposta positiva)

Ex2:

P1-Terceiro cliente que eu não consigo fechar, o que eu estou fazendo de errado?
R1-Ainda não identifiquei o erro, mas só o fato de ter percebido isso me dá uma vantagem para o próximo atendimento.
P2-O que posso fazer melhor no próximo atendimento?
R2-Posso fazer tudo melhor, posso quebrar melhor o gelo, sondar mais, definir melhor o produto, argumentar melhor e transmitir mais certeza de boa compra ao cliente, eu posso fazer tudo isso melhor!
P3-Percebendo e fazendo tudo isto melhor, qual a chance de eu fechar a próxima venda?
R3-As chances são infinitamente maiores!!!

O engraxate e o barbeiro.

Um menino de seus 11 anos tinha orgulho de dizer que era o melhor engraxate da cidade, inclusive teve a ousadia de fazer seu cartão de visitas, como “Juninho O melhor engraxate”. Juninho passava todos os dias em frente a uma barbearia, e educado como era cumprimentava seu Miguel,  o barbeiro.

-Bença padrinho, quer que eu engraxe hoje? –  quase que automaticamente  seu Miguel, que não era padrinho do engraxate dizia
-Não Juninho, eu trabalho de tênis, você sabe disso. -E também numa resposta quase automática o engraxate respondia
-Então vou deixar meu cartão aqui e amanhã eu passo caso o sr. esteja de sapato.

Todo santo dia a mesma história, as vezes até duas vezes por dia, seu Miguel, havia se acostumado com isto, e virava até comentário na barbearia. Mas certo dia Juninho não apareceu, nem no outro, nem no outro e o seu Miguel o Barbeiro, começou a se preocupar, tentou achar um daqueles cartões para pegar mais informações onde aquele menino poderia estar, mas não achou nenhum…

Ao próximo cliente que entrou, enquanto cortava seu cabelo, comentou da preocupação com o garoto, o cliente então lhe responder,

-O Miguel, o menino está bem, tem até mais dois trabalhando com ele agora, estão numa banca agora e tem até um letreiro grande dizendo que é a ‘engraxateria do Juninho’, embora engraxateria eu nunca tivesse ouvido falar antes .

Seu Miguel pára de cortar o cabelo e sorri,

-Que bom que deu certo para esse garoto, lembro que todos os dias ele passava por aqui e tentava engraxar meus sapatos, onde será que ele conseguiu tantos clientes? – o cliente lhe respondeu então
-Muitos ele conseguiu aqui, todos os dias você falava deste menino e aqui vivia sempre com um cartão dele.

Juninho o Engraxate, realmente era o melhor engraxate da cidade e pelos serviços prestados, mesmo que sem saber, ele sempre engraxa os sapatos de seu “padrinho” de graça.

Escrevi este texto para se você me permitir, dar 3 conselhos: Seja persistente, leve seus cartões de visitas até para quem não vai comprar de você e nunca desista de ser o melhor.

Bons Negócios e Muitas Vendas!!

4 comentários em “Motivação – Ensinando a pescar (2)

    Jonathan disse:
    novembro 5, 2008 às 4:11 pm

    Muito bom esse artigo e os videos exelentes!

    André Cia respondido:
    novembro 5, 2008 às 4:24 pm

    Muito obrigado Jonathan!!

    Regis disse:
    novembro 22, 2012 às 12:07 pm

    O engraxate e o sapateiro??
    Ou
    O engraxate e o Barbeiro!!

    André Cia respondido:
    novembro 26, 2012 às 9:50 am

    Tem razão Regis!!!
    Corrigi o post… muito obrigado!!

Deixe um comentário

