Motivação – Ensinando a pescar.

Postado em Atualizado em

Uma vez lí que motivação é motivo para ação, embora geralmente quando pensamos em motivação imaginamo-nos correndo para alcançar um objetivo, porém felizes.É importante para um excelente vendedor começar o dia motivado, na verdade acho importante para todos. Ao comandar algumas equipes comerciais, cada qual com seus desafios e oportunidades, também preciso estar motivado não importa os meus desafios e minhas oportunidades. Dentre várias estratégias que aprendi, tem uma que recorro frequentemente. Vc vai precisar de 6 “post-it” para usá-la

Auto-motivação por prioridades.

Selecione 3 prioridades de sua vida pessoal, anote cada uma delas em um Post-it diferente, vamos supor que suas prioridades fossem: Trocar de carro, aumentar sua renda em 25%, viajar para o litoral nas férias e ficar 20 dias lá. Selecione qual é sua 1ª prioridade e coloque data, P.Ex: até 02/2009 – Aumentar minha renda em 25%.Depois faça o mesmo com a 2ª e 3ª.

Selecione agora 3 desafios ou oportunidades na área profissional que você deve vencer para conseguir realizar suas 3 prioridades pessoais. Ex: 1ª- Aumentar o ticket médio de pedidos em 10%, 2ª Aumentar minha carteira de clientes em 20% e 3ª Não perder mais clientes para o concorrente Y. Date-as.

Estes 6 Post-it devem ser colados onde você sempre veja, no meu caso coloquei do lado do espelho do banheiro e tenho elas anotadas em um documento no meu computador, assim, sempre que eu me sinto um pouco cansado, leio-as.

Não rasgue estes post-its depois de realizar, guarde-os como troféu, logo estes post-its “vencidos” também lhe motivarão.

O menino-jardineiro e o vendedor

Conta que um menino que cortava grama de uma vizinhança deixava cartazes para atrair novos clientes, um vendedor bem-sucedido, que tinha um grande jardim viu um destes cartazes e solicitou que o menino lhe prestasse o serviço.
No dia seguinte, no horário combinado, o menino estava na frente da casa do vendedor, aguardando que o mesmo lhe passasse as instruções, isto foi feito e o vendedor foi trabalhar.
No final do dia, ao voltar para casa, viu não só seu jardim cortado, mas as flores que sua mulher plantará cuidadas e adubadas, a escada que conduzia à casa limpa, assim como a varanda. Surpreso o vendedor ia pagar o garoto com gosto e lhe dar uma boa gorjeta. O garoto então falou:
Sr. eu preciso muito fazer uma ligação, é aqui pra cidade mesmo e não vai demorar mais que um minuto, ao invés deste extra, o sr. me permitiria fazer este telefonema.
O vendedor permitiu e lá foi o garoto. O mesmo discou um número e falou com a voz um pouco alterada.
-Boa tarde eu gostaria de falar com a dona da casa.
-É Ela.
-Ví que a sra. tem um grande jardim, eu cubro o valor que o seu jardineiro cobra.

-Não obrigada estou satisfeita.
-Eu além de podar, limpo, lubrifico as ferramentas, limpo em volta da casa e ainda elimino qualquer erva-daninha.
-Não obrigada, meu jardineiro faz isso e estou plenamente satisfeita.
-Ok, então obrigado.
O garoto desligou o telefone e o vendedor que ouvia tudo disse;
-Não conseguiu a cliente garoto, não ligue isto é normal.
-Não sr. esta sra. é minha cliente, só liguei para saber se ela estava satisfeita, hoje é tão difícil ter novos clientes que não posso me dar ao luxo de perder os que tenho.

Moral da história: Cuide dos seus clientes como gostaria que cuidassem do seu jardim.

Bons Negócios e Muitas Vendas!!

15 comentários em “Motivação – Ensinando a pescar.

    Fabiano disse:
    novembro 3, 2008 às 10:45 am

    Muito bom! Realmente motivador.

    André Cia respondido:
    novembro 3, 2008 às 11:00 am

    Fabiano, muito obrigado!!!

    Motivação - Ensinando a pescar (2) « Dicas de Vendas disse:
    novembro 5, 2008 às 9:00 am

    […] Motivação – Ensinando a pescar. […]

    Angélica Ramos disse:
    janeiro 9, 2009 às 1:08 pm

    motivador mesmo. Parabéns!

    André Cia respondido:
    janeiro 20, 2009 às 9:02 am

    Muito obrigado Angélica!!

    Thamires disse:
    fevereiro 18, 2009 às 6:21 pm

    realmnte o seu blog é completicimo eu amei e estou passando tudo aos mus vendedores e eles também estão adorando
    Parabéns

    André Cia respondido:
    março 16, 2009 às 10:44 am

    Obrigado Thamires!! Vou tentar sempre atualizar este blog para vocês!

    Esdras Teixeira disse:
    abril 23, 2009 às 11:25 pm

    Muito bom!

    Esdras Teixeira disse:
    abril 23, 2009 às 11:26 pm

    Vou tentar aprender com esse garoto!

    Edson Rodrigues disse:
    março 27, 2010 às 12:58 pm

    André você é um cara de Deus….
    Não sabe como agente tira lição dessas palavras.

    Obrigado.

    Edson Rodrigues
    Fortaleza-CE

    André Cia respondido:
    março 29, 2010 às 10:22 am

    Poxa Edson, muito obrigado cara! De coração mesmo… ganhei meu dia…

    Tudo de bom pra ti!!
    Abraço.
    André

    MArcos Paulo disse:
    junho 3, 2010 às 2:30 am

    òtimo conteúdo viu! realmente fiquei super agradecido por ter encontrado o que buscava,meus parabéns abs

    André Cia respondido:
    junho 4, 2010 às 8:53 am

    Obrigado Marcos!

    Fernanda França disse:
    janeiro 20, 2011 às 8:50 am

    Olá André, cada post seu que leio, fica mais encantada!! Parabéns… Seus post’s estão sendo muito uteis. Obrigada!!!!

    André Cia respondido:
    janeiro 24, 2011 às 8:18 am

    Olá Fernanda!
    Muito obrigado!!
    Muitas Vendas e tudo de bom!!
    André Cia

Deixe um comentário

